Parabéns Natal – Aves resgatadas em cativeiros e comércio ilegal estão em liberdade

zzzz8928

Cerca de cem aves silvestres  voltaram a voar livremente na natureza neste sábado (11), em Natal. A ação é resultado da operação conjunta “Asas da Liberdade”, coordenada pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e deflagrada na última segunda (6), nas feiras livres da cidade e criadouros domésticos. Ao todo 200 animais foram apreendidos pelas equipes de fiscalização em quatro dias. A soltura  atraiu frequentadores do Parque, entre eles muitas crianças, que participaram da ação dando liberdade às aves.

Dentre as espécies soltas no Parque da Cidade estão o cancão, galo de campina, golinha, concriz, sibiti, sabiá entre outros. 60 aves foram libertadas na Zona de Proteção Ambiental 01 (ZPA-01), na área do Parque da Cidade, e também na região do Horto Pitimbú, em Cidade Satélite, na Zona Sul. As demais foram soltas simultaneamente por outras equipes em reservas no interior do Estado.

zzzz aves24400

A fiscalização conjunta é uma ação permanente realizada pela Semurb em parceria com a Polícia Civil por meio de sua Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Policia Militar (Cipam), Ibama, secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e com o apoio do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal (GAAM/GMN). No entanto, neste mês em alusão a Semana do Meio Ambiente, o trabalho foi intensificado nos bairros onde o comercio ilegal costuma ser recorrente.

 A multa para quem for pego comercializando, guardando em cativeiro ou depósito, ou ainda, transportando espécimes da fauna silvestre sem autorização é de R$ 500 por animal apreendido e pode chegar até R$ 5 mil se o animal estiver na lista de ameaçados de extinção. Além disso, a pessoa responde por crime ambiental de acordo com o Decreto Federal nº 6.514/2008.

Você também pode ajudar no combate aos maus tratos e tráfico de animais em Natal, basta ligar para a Secretaria de Segurança Pública no 181, para a Linha Verde do Ibama no 0800 618 080, ou ainda para Ouvidoria da Semurb no 3616-9829, que funciona no horário das 8h às 14h e fazer sua denúncia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo