O FAKE E SUAS CONSEQUÊNCIAS

x

Na manhã desta sexta-feira(17), recebi a visita de um amigo que segundo suas afirmações está tendo a sua vida privada maculada por um fake que perturba a vida de políticos e cidadãos da sociedade de Nísia Floresta. Na conversa, o visitante bastante indignado com o que vem acontecendo, me pediu algumas orientações.

Na oportunidade orientei que o mesmo procure as instituições que investigam crimes cibernéticos, tendo em vista que ninguém tem o direito de se esconder no anonimato para denegrir pessoas ou autoridades constituídas.

Nos dias atuais as autoridades estão aparelhadas para combater esses crimes praticados na internet, o anonimato, apesar de não ser crime, é proibido pela Constituição Federal. Ao criar um perfil em nome de um personagem fictício, o indivíduo está violando a norma constitucional.

Tudo o que é crime no mundo físico também é crime no mundo virtual.

Entenda as categorias de alguns crimes virtuais:

Ameaça – É crime escrever ou mostrar uma imagem que ameace alguém, avisando que a pessoa será vítima de algum mal ainda que seja em tom de piada ou brincadeira. Mesmo se isso é feito de maneira anônima, é possível para a polícia e para o provedor descobrir quem foi o autor da ameaça.

Difamação, injúria e calúnia – São crimes contra a honra. Podem ocorrer nas redes sociais, por exemplo, se alguém divulgar informações falsas que prejudiquem a reputação de outra pessoa, ofendam a dignidade do outro ou maldosamente acusem alguém de criminoso, desonesto ou perigoso.

Discriminação – Escrever uma mensagem ou publicar uma imagem que seja preconceituosa em relação a raça, cor, etnia, religião ou origem de uma pessoa.

One response to “O FAKE E SUAS CONSEQUÊNCIAS

  1. Pois é , meu amigo, fui vítima de discriminação por uma fake, uma tal de VAL MARCHIORI. Muito obrigado pela dica, vou procurar desmascarar essa pessoa que se esconde pensando que não se descobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo