VÁRZEA CAMINHA AO ENCONTRO DO DESENVOLVIMENTO

dsc02642

O município de Várzea, no Agreste do Rio Grande do Norte vive o seu melhor momento. Administrado pela prefeita Cleide Lima, que assumiu a gestão há três meses em decorrência da renúncia do então prefeito Getlio Ribeiro, que atendendo convite do governador Robinson Faria assumiu a titularidade da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, a Pasta do Governo que articula as ações do Estado com os municípios.

getulio-1

Gestora com perfil social, Cleide Lima há trinta anos se mantém ligada com os fatos políticos do seu município, onde no ano de 1989 exerceu o cargo de secretária de Saúde e passou a conviver de perto com a realidade principalmente das pessoas mais carentes de Várzea.

Assistente social com especializações em saúde pública, a prefeita Cleide Lima, que é carinhosamente chamada pela população do seu município por Dra. Cleide, começa a mostrar a sua visão política e social retomando obras deixadas por seu antecessor, que exercendo cargo no primeiro escalão do Governo do Estado vem auxiliando a prefeita a colocar o município nos caminhos do desenvolvimento.

“Cuidar bem da saúde, da educação e da infraestrutura é o normal de qualquer governo que trabalha com responsabilidade, agora, buscar a independência econômica e social de cada cidadão de Várzea é um desafio que assumi desde o primeiro dia em que passei a exercer a condição de prefeita deste município.

Vou juntamente com o meu futuro vice-prefeito Teo Tomaz e o secretário de Estado, Getúlio Ribeiro, transformar a realidade do nosso povo, da nossa gente, com a implantação de indústrias e empresas geradoras de empregos e renda para a nossa região. Não posso achar normal um filho de Várzea deixar a sua família, a sua terra e suas raízes em busca de um futuro melhor em São Paulo, isso vai acabar, vai acabar porque quero continuar sendo prefeita para avançar nas mudanças que o povo de Várzea tanto precisa”, ressaltou.

getulio

O município de várzea parece repetir a história de São José de Mipibu, que num passado recente ficava debaixo da ponte do progresso que ligava Parnamirim e Goianinha. Naquela época era comum ver o crescimento de Parnamirim e Goianinha com a achegada constante do capital gerador de riquezas, por meio da geração de empregos e renda, canais responsáveis pelo crescimento e fortalecimento do comércio nas cidades.

Com a chegada da gestão empreendedora do prefeito Arlindo Dantas e a articulação política do vice-governador Fábio Dantas, além do mandato da deputada estadual Cristiane Dantas, São José de Mipibu passou a viver uma nova realidade, avançando nas mudanças que hoje colocam o governo Arlindo Dantas entre as melhores gestões nos municípios do Nordeste brasileiro.

x

Esse momento de avanços vividos em São José de Mpibu agora são repetidos no município de Várzea, que está sendo beneficiado com o arco de aliança política formado pela prefeita Dra. Cleide, o secretário de Estado Getúlio Ribeiro, e o mandato do deputado estadual Dison Lisboa, principal responsável pelo progresso no município de Goianinha.

dsc02640

Em terras banhadas pelo Rio Jacu e pelo Riacho Várzea, começaram a surgir, no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimentos das atividades agrícolas e pecuárias no município-sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho. Essa busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início à exploração da área com a instalação de sítios, fazendas e moradias.

Era o início da comunidade de Várzea, fundada por Ângelo Bezerra, nascendo forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e pelo bom desempenho na pecuária. Durante toda a primeira metade do presente século, o povoado, pertencente ao município de Goianinha, manteve um crescimento gradativo, baseado nas atividades do campo.

Em 20 de dezembro de 1959, pela Lei número 2.586, Várzea desmembrou-se de Goianinha, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

O município de Várzea está localizado na Região Agreste do estado, a 84 quilômetros de distância da capital, com uma área de aproximadamente 67,3 km², onde nele residem 5.276 habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo