CÂMARA DE NATAL RECEBE PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE SÊNIOR

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), recebeu, nesta terça-feira (31), a visita de educadores que propuseram políticas de formação continuada em parceria com a Escola do Legislativo Miguel Arraes. No encontro, os professores destacaram a possibilidade de criação de uma universidade sênior para fortalecer a educação na capital potiguar.

Durante a reunião foi apresentada a bem-sucedida experiência da Universidade Sénior da Nazaré, em Portugal. A iniciativa entrou em funcionamento em janeiro de 2008, numa parceria entre a Câmara Municipal da Nazaré e a Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS). Está aberta a todos os munícipes, que podem selecionar pelo menos uma disciplina de um vasto leque de opções ofertado pela instituição.

Estiveram presentes na audiência a professora Betânia Ramalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o professor Francisco José, que representou a Universidade Sénior da Nazaré, a diretora da Escola do Legislativo Miguel Arraes, Michele Paulista da Rocha, e a diretora da Fundação Djalma Maranhão, Denise Accioly.

Novo modelo de atendimento ao idoso, as Universidades da Terceira Idade surgiram como uma resposta aos desafios da aprendizagem nesta faixa etária e como forma de estimular a participação social, cultural e cívica dos cidadãos seniores, principalmente após o término da sua carreira profissional. A intenção, portanto, é aplicar e desenvolver a proposta nos mesmos moldes na Câmara de Natal.

Segundo a professora Betânia Ramalho, trata-se de um projeto focado nas pessoas idosas que estejam interessadas em construir conhecimentos e uma boa rede de relacionamentos. Já o professor Francisco José disse que a ideia se espalhou pelo mundo e hoje milhões de indivíduos de diversos países participam de uma série de atividades intelectuais e culturais, que contribuem para um envelhecimento ativo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo