CÂMARA APROVA PROJETO QUE LIBERA UBER COM EMENDA FAVORÁVEL A TÁXI

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, o substitutivo do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) que autoriza o funcionamento de serviços de transporte particular de passageiros por aplicativo, como Uber e 99.  O substitutivo altera o texto do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que inviabilizaria esses serviços.

Pelo substitutivo, a regulamentação desse serviço cabe aos municípios e Distrito Federal, que deverão seguir algumas diretrizes, como cobrança de tributos municipais e contratação de seguro de acidentes pessoais de passageiros e do DPVAT para o veículo.

O texto de Zarattini previa que apenas taxistas cadastrados pudessem fazer o transporte de passageiros, mas não teve apoio para ser votado.

Na votação das emendas, entretanto, os deputados excluíram do texto o trecho que define o serviço de transporte individual por meio de aplicativos como atividade de natureza privada. Na avaliação de Daniel Coelho, o serviço passaria a ser de natureza pública e não poderia funcionar enquanto não houvesse regulamentação municipal.

Também fazem parte das diretrizes que o motorista deve ter carteira categoria B ou superior com informação de que exerce atividade remunerada e ser cadastrado na empresa que gerencia o aplicativo.

A votação ainda não acabou. Os deputados analisam agora emendas ao texto mais favoráveis aos interesses dos taxistas. Após a votação, o projeto segue para análise do Senado.

Veja.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo