BREJINHO ENTRA NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

A Prefeitura Municipal de Brejinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã do sábado(18), o ” Sábado Azul”, movimento alusivo ao “Novembro Azul”, que tem como objetivo esclarecer a população sobre a necessidade de se tomar medidas para reduzir o número de vítimas acometidas de certas doenças, em especial o câncer, mal que afeta e mata boa parte da população mundial. O evento que teve como público alvo homens a partir dos 40 anos de idade aconteceu no Teatro Municipal Sinésio José Chacon, localizado no centro da cidade.

Na oportunidade o Urologista Humberto Coelho proferiu uma palestra sobre o câncer de próstata, destacando que “o homem nasce com 9% de chances de desenvolver o câncer de próstata, portanto o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em 90% dos casos”.

De acordo com os organizadores do evento o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o câncer de pele. Atinge principalmente os homens com idade superior a 40 anos, especificamente aqueles que já passaram dos 65 anos.

Falando para os concidadãos brejinhenses o prefeito João Gomes ressaltou a importância do acontecimento, dizendo que a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada na campanha Novembro Azul, coordenando ações múltiplas com o propósito de esclarecer a população de Brejinho, especialmente os homens, sobre as doenças masculinas, medidas de prevenção e a necessidade de se obter o diagnóstico precoce do câncer de próstata para facilitar o tratamento da doença.

O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, durante as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, a campanha foi desenvolvida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida. Seu principal objetivo era eliminar o preconceito masculino de ir ao médico e submeter-se ao exame de toque. Em 2014, foram realizadas 2.200 ações em todo o país, utilizando como referenciais famosos pontos turísticos (Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras, etc.).

Geralmente, os sintomas desse câncer só se apresentam em estágio mais avançado, mas é possível ficar alerta quanto a certos indicadores:

Sensações de queimação ao urinar, dificuldades de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia, dores lombares, nos joelhos e nos ossos, insuficiência renal e infecção generalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo