JÚLIA ARRUDA CONVOCA POPULAÇÃO PARA COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Natal está às vésperas de uma nova epidemia de dengue. O alerta foi dado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na última quinta-feira (15), e aponta para um aumento de 30% nas notificações de doenças vetoriais desde o início desse ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Atenta a esses dados e preocupada com o crescimento do número de focos da doença, a vereadora Júlia Arruda está convocando a população para se engajar nas ações de combate ao mosquito, que também transmite os vírus da zika e chikungunya.

Segundo o último boletim epidemiológico da capital potiguar, de janeiro para cá já foram 1.065 notificações de doenças vetoriais, contra 818 no ano passado. A SMS registrou, nesse mesmo período, um aumento de 66% no número de atendimentos referentes a essas doenças nas unidades de saúde do município. Além disso, estima-se que 80% dos focos de água parada sejam residenciais, o que pode ser decisivo para controle da epidemia e que reacende o debate em torno da responsabilidade da população no combate ao Aedes aegypti.

Os números ainda estão distantes dos mais de 7 mil casos notificados na última grande epidemia, em 2016, mas já são suficientes para disparar o alerta do poder público.

De acordo com a lei, todas as pessoas responsáveis por estabelecimentos públicos e privados, proprietários ou locatários de imóveis, devem adotar as medidas necessárias para manutenção de suas propriedades limpas, sem acúmulo de lixo ou de materiais que possam servir para proliferação do mosquito. Nos casos de imóveis abandonados, devem ser seguidas as recomendações da Medida Provisória nº 712, de 29 de janeiro de 2016, que autoriza os agentes de saúde a entrarem nas propriedades quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo