PAPA CELEBRA PAIXÃO DE CRISTO E RESSALTA VALOR DOS JOVENS

Foto: Osservatore Romano via Reuters – Papa Francisco deita no chão na missa de Paixão de Cristo

Ansa – O papa Francisco celebrou nesta sexta-feira (30) a missa da Paixão de Cristo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, como parte dos rituais de Páscoa.

Diante do altar, o líder da Igreja Católica se ajoelhou e permaneceu em silêncio por alguns minutos se confessando.

Mantendo a tradição, o pregador oficial da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, celebrou a homilia da missa e fez um apelo aos aos jovens para evitarem o “conformismo”.

Desta forma, o religioso fez um convite para os jovens não amarem o mundo. Contudo, é preciso se “misturar com este mundo de sofrimento e marginalização que é, paradoxalmente, a melhor maneira de se separar do mundo”. O pregador usou citações do poeta norte-americano Thomas Stearn Eliot, do teólogo luterano convertido ao catolicismo Heinrich Schliere, e até mesmo da primeira encíclica de Bento XVI, na qual o papa apresenta uma reflexão sobre o “amor” em suas diversas dimensões – “eros”, “philía”, “ágape”.

“Deus revelou-se como ágape, o amor que se dá, mas ágape nunca é separado do eros, amor do desejo e a alegria de ser amado”, explicou Cantalamessa, ressaltando que neste ano, a Igreja deve dedicar aos jovens a capacidade deles conhecerem que a fé é “alegria plena” e “vida em abundância”.

“O mais importante é fazer os jovens saberem o que Jesus tem para lhes dar. Deus amou o mundo que deu seu único filho à morte. A cruz é para Cristo a sua realidade mais íntima e verdadeira”, explicou.

Neste ano, a Jornada Mundial também foi dedicada aos jovens considerando que são os principais descartados da atualidade, mas, ao mesmo tempo, a melhor coisa e esperança da vida.

Francisco tem feito diversos alertas para a juventude não se calar, não ser corrompida e não se acostumar com a corrupção, mas sim dedicar sua vida ao bem.

Na noite desta sexta, o papa Francisco dará continuidade as celebrações da Páscoa com a cerimônia Via Crucis, no Coliseu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo