GARIBALDI, JUCÁ, EUNÍCIO, LOBÃO – MDB TEM QUEDAS MARCANTES DE CACIQUES NO SENADO

Uma extensa lista de cacique políticos do MDB no Norte e no Nordeste perderam suas vagas no Senado a partir de 2019. Em muitos casos, eles acabaram surpreendidos por votações bem abaixo do que apontavam as pesquisas.

No Rio Grande do Norte quem perdeu a cadeira de senador a partir de 2019 foi Garibaldi Filho. No estado foram eleitos Capitão Styvenson (Rede) e Doutora Zenaide Maia (PHS).

Foi o caso do presidente do Senado, Eunício Oliveira, que em uma grande surpresa foi derrotado no Ceará por um nome dado como fora do páreo nos levantamentos até a véspera da eleição: o ex-presidente do Fortaleza Esporte Clube,  Eduardo Girão (PROS). A outra cadeira do Estado ficou com o ex-governador Cid Gomes (PDT).

Eunício era segundo colocado nas pesquisas até o levantamento de sábado (6) do Ibope, com 25% das intenções de voto –15 pontos a mais que Girão.

O presidente nacional do MDB, Romero Jucá, já sabia que teria vida difícil em Roraima e acabou não sendo reeleito em uma disputa apertada –onde ficou atrás por menos de 500 votos de Mecias de Jesus (PRB). Pelo estado assumirá também, em 2019, Chico Rodrigues (DEM).

No Maranhão, o senador Edison Lobão dará adeus à cadeira do Senado. Ele ainda viu, de quebra, o governador Flavio Dino (PCdoB) emplacar dois novatos no Senado na chapa concorrente: Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT).

Outro emedebista que era uma esperança do partido para o Senado era o ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto –que renunciou ao cargo em março, mas acabou ficando apenas em quinto lugar, atrás dos eleitos Delegado Alessandro  Vieira (Rede) e Rogério Carvalho (PT) e dos não-eleitos André Moura (PSC) e Valadares (PSB).

Do UOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo