PARNAMIRIM – PREFEITO ROSANO TAVEIRA RECEBE MAIS UM PRÊMIO NACIONAL DO PROJETO “RIO DE LEITURA”

No município de Parnamirim o  projeto “Rio de Leitura” que sonha com uma cidade de leitores a partir da escola pública, fez na sexta-feira(14), a entrega simbólica ao prefeito Rosano Taveira, da última premiação nacional conquistada neste ano, conferida, desta vez, pelo Instituto Pró-Livro(IPL).

No café da manhã organizado pelos mediadores de leitura no Parque Aluízio Alves, o prefeito Rosano Taveira disse que esta premiação é mais um presente que o município recebe em seus 60 anos de emancipação política, que serão comemorados na próxima segunda-feira, 17. E garantiu que a construção de uma nova biblioteca municipal também será um marco da sua gestão, em favor da educação em nosso município.

Por meio da premiação Retratos da Leitura 2018, o IPL reuniu num mesmo patamar, os três melhores projetos de fomento à leitura do país. E o parnamirinense “Rio de Leitura” é um deles.  A cerimônia de premiação aconteceu na última segunda-feira(10), na Unibes Cultural, em São Paulo – SP. O patrono do evento foi  o criador da turma da Mônica, Maurício de Sousa.

Os outros dois projetos colocados pelo IPL ao lado do Rio de Leitura como os três melhores do país são o “Rede Baixada Literária”, do Rio de Janeiro-RJ e a “Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura”, de São Paulo – SP.

Neste ano, essa é a segunda premiação nacional conquistada pelo Rio de Leitura. Em julho passado, o projeto desenvolvido a partir da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, já havia sido eleito o segundo melhor do país voltado para crianças e jovens, na premiação promovida pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil – FNLIJ, no Rio de Janeiro – RJ.

“O Rio de Leitura tem incentivado uma geração de leitores, a partir da escola pública, a desbravarem o universo literário, com o apoio de excelentes mediadores de leitura. Estamos todos felizes com o alcance e resultados do projeto”, disse Ana Lúcia Maciel, secretária de Educação em Parnamirim.

Entre tantos ilustres escritores presentes ao evento, um  dos personagens que ganhou destaque foi o aluno da Escola Municipal Joana Alves, em Cajupiranga.
Sílvio Ernesto, 13 anos, que começa a dar seus passos como escritor.  Sílvio gosta de poesias e cordéis e é fã de José Acaci, um de nossos expoentes neste assunto. “Tenho descoberto boas leituras a partir da biblioteca escolar”, diz ele, que sonha com a publicação do seu primeiro livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo