GIRÃO APONTA FALTA DE RECURSOS PARA RECUPERAÇÃO DE BARRAGENS

Foto: Divulgação.

Deputados cobram urgência nas ações de segurança e de recuperação de barragens. Mesmo algumas das iniciativas tomadas pelo Executivo deverão passar direta ou indiretamente pelo Congresso. É o caso do Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União, lançado no início do mês (6) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Por meio desse plano, o governo federal pretende recuperar 139 barragens de diversos usos (hidrelétricas, rejeitos minerais, etc.) em 14 estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A recuperação ficará por conta dos órgãos federais (Dnocs, Codevasf e Secretaria Nacional de Segurança Hídrica) responsáveis pelas barragens. O deputado General Girão (PSL-RN) acompanhou o lançamento do plano e ressalta a preocupação do Ministério do Desenvolvimento Regional com a falta de recursos.

“A necessidade total é em torno de R$ 160 milhões. O ministro nos falou claramente que ele só tem praticamente um terço desses recursos e precisará de mais R$ 120 milhões. Essa é uma realidade financeira que o ministério está tratando e vai encaminhar isso para o Legislativo para identificarmos de onde podemos obter esses recursos”, afirmou.

Barragens estaduais

O deputado também disse que é urgente a inclusão de barragens estaduais nesse plano de recuperação. Ele citou o exemplo do Rio Grande do Norte, onde o ministério identificou apenas sete barragens em alto risco.

“Só que nós apresentamos para ele que nós temos outras duas que não fazem parte desse universo das sete apresentadas, que são da responsabilidade do governo do estado e estão com rachaduras. Uma delas está com rachadura e vazamento. Então, como é que a gente pode aceitar que uma barragem já em risco total, porque está com vazamento, não esteja monitorada pelo órgão maior do governo federal?”, observou.

Por: Câmara Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo