MAIS TRÊS BARRAGENS DA VALE ENTRAM EM NÍVEL MÁXIMO DE ALERTA PARA ROMPIMENTO

Foto: Barragem em Barão de Cocais está em alerta desde a última sexta-feira. Divulgação.

Mais três barragens da Vale entraram em nível máximo de alerta para rompimento na noite desta quarta-feira (27).  As barragens alteraram o nível de segurança de 2 para 3. Isso significa que as estruturas estavam com “resultados não controlados” e entraram em “situação iminente de rompimento”.

As sirenes das barragens B3/B4, da Mina Mar Azul, em Macacos (MG) e Forquilhas 1 e 3, em Ouro Preto (MG) foram acionadas na noite desta quarta-feira (27) e a região foi evacuada. A Vale afirmou que a decisão foi tomada de forma “preventiva”.

No última sexta-feira (22), moradores da cidade de Barão de Cocais (MG) deixaram suas casas pela 2ª vez em menos de 1 mês por conta do risco no rompimento da barragem Sul Superior.

Na nota, a Vale afirma que realizou a evacuação de pessoas e animais no dia 16 de fevereiro em Macacos/Nova Lima e em 20 de fevereiro na zona rural de Ouro Preto, e que não houve alteração nos parâmetros de monitoramento das barragens.

Como medida protetiva, a empresa está realizando treinamentos e simulado de evacuação para os moradores, em caso de situação de rompimento de barragem. Ainda segundo a mineradora, as barragens B3/B4, Forquilha I e III são barragens do tipo alteamento a montante (a mesma de Brumadinho), porém estas que receberam alerta são inativas (ou seja, não recebem rejeitos) e fazem parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa no dia 29 de janeiro desde a crise com tragédia em Brumadinho.

Da Redação com informações do site Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo