ASSÚ – AÇUDE MENDUBIM TRANSBORDA E BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO CONTINUA ELEVANDO O NÍVEL DE ÁGUA

Foto: Sueldo Araújo

De acordo com informações do servidor público Sueldo Araújo, o Açude Público Mendubim na zona rural de Assú amanheceu neste domingo, dia 14 de abril, com uma lâmina de sangria na marca de 63 centímetros.

Defesa Civil

Na manhã deste sábado(13), o gabinete do prefeito de Assú, Gustavo Montenegro Soares,  foi sede  de uma reunião de emergência convocada pela coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e pela própria gestão municipal. O objetivo foi avaliar o quadro gerado pelo aumento da capacidade volumétrica de alguns reservatórios existentes no território do município, principalmente o açude público de Mendubim, que, em consequência, criou um cenário de quase isolamento de algumas povoações ao seu redor. O referido açude chegou a estar com vazão superior a 50 centímetros neste sábado(13).

O coordenador da COMPDEC, Marcelo Galvão – que também é secretário de Meio Ambiente – disse que a primeira providência seria promover uma vistoria “in loco” aos locais de maior preocupação: a comunidade de Cumbe e adjacências. O passo seguinte será produzir um relatório fotográfico e textual acerca do quadro instalado. Paralelamente, será aberto canal de diálogo com o IGARN – gestor da política hídrica do estado – e o DNOCS – gestor do açude Mendubim – sobre  algumas ações em prol dos moradores das localidades onde o problema é mais acentuado. Também será vista a necessidade ou não de instalação de Estado de Alerta por conta do crescimento do nível das águas.

A água do Mendubim segue em direção ao rio Açu. Com o seu transbordamento moradores da comunidade rural do Cumbe em Assú estão enfrentando dificuldade para se deslocar até a sede urbana do município uma vez que a estrada foi tomada pela água ficando quase intransitável.

Na manhã da sexta-feira(12), o Açude Público Mendubim  sangrava com uma lâmina de 38 centímetros.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves

Com as chuvas que caem no interior do Rio Grande do Norte em especial no Seridó região considerada ‘cabeceira’ da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no estado, o reservatório localizado no Vale do Açu prossegue elevando o seu nível de água armazenada.

De acordo com o mais recente Boletim Informativo Diário divulgado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o espelho d’água subiu 14 centímetros nas últimas 24 horas. Isso representa um aumento de cerca de dez milhões de metros cúbicos. Contando a partir de 21 de fevereiro até o dia 12 de abril a elevação total foi de 03 metros e 21 centímetros.

Para sangrar ainda é preciso subir 13 metros e 19, o que se compara a um prédio de quatro andares. O volume atual da Barragem é de 707 milhões 996 mil metros cúbicos correspondente a 29,50% da sua capacidade máxima de armazenamento de água.

Com Informações do Blog Assu Todo Dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo