CARLOS GHOSN, EX-PRESIDENTE DA RENAULT-NISSAN, VOLTA A SER PRESO EM TÓQUIO POR NOVAS SUSPEITAS

Membros da Procuradoria de Tóquio voltaram a prender nesta quinta-feira (noite de quarta no Brasil) Carlos Ghosn em sua casa na capital japonesa, por novas suspeitas de sonegação financeira, anunciaram vários veículos de comunicação japoneses.

Esta quarta prisão, “extremamente rara”, segundo a emissora de TV pública NHK, ocorre apenas um mês depois de o ex-presidente do grupo Renault-Nissan ter sido libertado sob fiança após mais de 100 dias na prisão e um dia depois de ter anunciado no Twitter uma coletiva de imprensa para 11 de abril.

Em um comunicado divulgado por seus advogados após ser detido, Ghosn disse que a nova prisão é “ultrajante e arbitrária”.

“Por que me prender se não estou obstruindo nada no processo em curso? Sou inocente de todas as acusações infundadas feitas contra mim. Não vou me curvar”, disse o executivo, acusando as autoridades da Nissan de tentar silenciá-lo.

A rede NHK, o site do jornal Nikkei e outras emissoras de TV deram a informação da prisão quase em tempo real. Uma cortina cinza foi instalada em frente à entrada do imóvel onde mora Ghosn, segundo imagens da NHK.

Os investigadores chegaram ao local pouco antes das 6h locais (18h de quarta-feira, hora de Brasília) e uma hora depois um carro deixou o local, segundo uma transmissão ao vivo feita pela emissora Nippon TV.

Segundo o jornalista deste canal privado, Ghosn estava dentro do veículo.Pouco depois, um jornalista da AFP no local viu três homens vestindo ternos escuros montando guarda em frente à saída do  prédio, e um policial patrulhando. No entanto, as autoridades não deram qualquer informação.

Ghosn foi posto em liberdade sob fiança em 6 de março, acusado de três acusações por ter dado declarações inexatas de rendimentos entre os anos 2010 e 2018 em documentos que a Nissan entregou a autoridades financeira e por quebra de confiança.

Agora, é suspeito de ter usado a reserva do presidente executivo da Nissan para realizar transferências de dinheiro a um distribuidor de veículos da Nissan em Omã. Segundo uma fonte próxima ao caso, parte deste dinheiro teria sido usado para comprar um barco de luxo para Ghosn e sua família.

Fonte: AFP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo