PATU – GOVERNO DO RN REALIZA CADASTRO DE ARTESÃOS

Foto: Assessoria.

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e Prefeitura de Patu, realizou entre os dias 28 e 30, no município de Patu, o cadastramento para emissão da Carteira Nacional do Artesão. O cadastramento foi realizado pela  equipe do Programa do Artesanato do Estado do Rio Grande do Norte (PROARTE-RN), no Ginásio Poliesportivo Miguel Câmara Rocha. Foram emitidas mais de 25 carteiras. Além disso, foram proferidas palestras de orientações, acerca da política estadual voltada para os artesãos potiguares.

A Carteira Nacional do Artesão é o documento oficial, emitido pelo Programa Brasileiro de Artesanato (PAB), que reconhece a profissão de artesão e concede alguns benefícios como: isenção de ICMS, descontos de material em lojas parceira, facilidade para retirada do MEI, participação de feiras organizadas pelo PAB e pelos governos estaduais.

Vários artesãos levaram seus produtos para avaliação técnica da equipe. Segundo a coordenadora do PROARTE, Graça Leal, artesãos de tipologias variadas tiveram a oportunidade de obter seu documento e serem reconhecidos. ”Muitos desses artesãos nunca tiveram a oportunidade de participar de um momento como esse, oferecido pelo Estado. Nunca tiveram a oportunidade de verem seus trabalhos sendo reconhecido e valorizado. São artesãos que produzem artesanato de tipologias como madeira, crochê, fibras, cerâmica, bordado, pintura, entre outros”, explica.

A equipe também visitou a comunidade Quilombolas do Jatobá com o objetivo de identificar as produções artesanais e culturais do quilombo e realizar o cadastrado de novos artesãos. “Nosso objetivo é fazer um mapeamento do que é produzido pelas comunidades tradicionais, visando o resgate de técnicas e produções esquecidas. Queremos que o nosso artesanato tenha referência cultural e a marca do nosso povo”, ressaltou Graça Leal.

PROARTE-RN

O Programa do Artesanato do Estado do Rio Grande do Norte (PROARTE-RN) tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar, de forma integrada com o turismo e a cultura, visando a melhoria das condições de vida dos artesãos e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado. Também atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Atualmente, o artesanato potiguar consolida-se como uma fonte de renda para famílias que buscam melhorias nas condições socioeconômicas. São mais de 8 mil artesãos cadastros no Programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo