SÃO JOSÉ DE MIPIBU – PREFEITURA ABRE CADASTRO PARA FAMÍLIA ACOLHEDORA

A Prefeitura de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social -SEMTHAS,  a partir desta segunda-feira( 27), vai estar cadastrando pessoas interessadas em participar do Serviço Família Acolhedora. O objetivo é oferecer acolhimento temporário à crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, cujas famílias estejam temporariamente impossibilitadas de exercer sua função de proteção e cuidado. O serviço oferece às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos, a oportunidade de uma convivência familiar e comunitária.

Para se habilitar, é necessário ter moradia fixa a no mínimo 1(um) ano no município; disponibilidade de tempo para cuidar da criança ou adolescente; ter mais de 21 anos e até 65 anos; ter a concordância de todos os membros da família para o possível acolhimento. Além disso, é necessário não ter interesse em adoção, já que uma das principais características do serviço é promover o retorno do acolhido a seu núcleo familiar de origem ou extensa.

CADASTRO

Os interessados em cadastrar sua família devem se dirigir até o Serviço Família Acolhedora que fica localizado na Rua Praia de Búzios, nº 05 – Centro, São José de Mipibu/RN, no horário de 08:00 às 12:00 e 13:00 às 16:00.

É necessário ainda apresentar os seguintes documentos: RG e CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, certidão negativa de antecedentes criminais emitida pela Vara de Criminal da Comarca de São José de Mipibu/RN, Juizado Especial Criminal e da Polícia Civil.

Durante o período de acolhimento, a família cadastrada recebe ajuda de custo mensal para despesas com alimentação, higiene pessoal, lazer, material de consumo e vestuário. Além disso, a família acolhedora, o acolhido e a família de origem receberão acompanhamento pela equipe técnica do serviço, composta por psicólogo e assistente social.

DIVULGAÇÃO

A divulgação do Serviço Família Acolhedora foi iniciada no dia 22 de maio com um pit stop e panfletagem no centro da cidade, na ocasião foram distribuídos sacolinhas de lixo para carro e folders explicativos.

No dia 23 de maio foi promovido um encontro de apresentação do Serviço Família Acolhedora à rede, onde a equipe teve a oportunidade de explicar como esse serviço funciona e esclarecer dúvidas que surgiram. Teve ainda como objetivo buscar parceiros e multiplicadores na busca de pessoas com o perfil de serem cadastradas como Famílias Acolhedoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo