BRASIL QUER CONSTRUIR UMA NOVA PROPOSTA DE POLÍTICA AMBIENTAL COM OS ESTADOS UNIDOS

Foto: Marcelo Cadilhe/Arquivo AC

O governo brasileiro avaliou que o presidente francês, Emmanuel Macron , fracassou ao tentar responsabilizar o Brasil pelas queimadas na Floresta Amazônia , durante a reunião dos países do G7 em Biarritz, na França. Segundo fontes próximas ao presidente Jair Bolsonaro, a partir dessa “vitória” sobre Macron, o Palácio do Planalto e o Itamaraty trabalham, agora, em três frentes: aceitar apenas  a ajuda dos vizinhos sul-americanos e de Israel; lançar um grupo de trabalho com os Estados Unidos, para que seja construída uma proposta de política ambiental conjunta; e adotar ações mais “drásticas”, para mitigar os efeitos dos incêndios no Norte do paí

Após passar o fim de semana em conversas na busca de aliados, o governo foi informado, nesta segunda-feira, da confirmação de que os líderes do G7 decidiram terminar a reunião de cúpula sem um comunicado conjunto, devido a divergências sobre o livre comércio, medidas para lidar com assuntos como Irã e Hong Kong, e questões ambientais como a da Amazônia. Foi o primeiro encontro do grupo sem uma declaração final desde a reunião inaugural, em 1975, na cidade francesa de  Rambouillet.

Para o governo do presidente Jair Bolsonaro, a política de defesa e preservação da floresta amazônica deve ficar restrita aos países que fazem parte do Tratado de Cooperação Amazônica (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). A ideia é “encapsular” essas questões, para evitar a interferência externa.

Quanto a Israel, o Brasil está desenvolvendo um mecanismo de auxílio mútuo e cooperação técnica em ações de resgate e combate a desastres naturais com aquele país. O assunto foi tratado, no último sábado, por telefone, em uma conversa entre Bolsonaro e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

Diálogo estratégico

No caso da nova proposta de política ambiental a ser delineada com os Estados Unidos, a ideia é construir ações “que respeitem a soberania dos Estados”. O tema será discutido no próximo dia 10, em Washington, no âmbito do Primeiro Diálogo Estratégico Global entre EUA e Brasil, em uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado americano Mike Pompeo.

Uma fonte revelou que existe a possibilidade de ocorrer um encontro entre membros do governo brasileiro e o presidente Donald Trump antes mesmo do dia 10. Pelo Brasil, estariam representados, além de Araújo, o deputado Eduardo Bolsonaro – filho do presidente da República e candidato a ocupar a embaixada brasileira nos EUA – e o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins.

Na terceira frente, o objetivo é demonstrar ao mundo que o Brasil está tomando providências para combater e prevenir as queimadas florestais. Essas medidas, que já começaram com a presença do Exército nos estados amazônicos, estão sendo adotadas para o caso de a França agir de modo que consideremos desrespeitoso com a nossa soberania.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo