GLENN GREENWAL DIZ QUE ACUSAÇÃO CONTRA DAVID MIRANDA É “VAZAMENTO ILEGAL E FALSO”

O jornalista Glenn Greenwald gravou um vídeo respondendo a acusações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentação atípica na conta de seu marido, o deputado federal David Miranda (PSOL), divulgada pelo jornal O Globo. Um dos responsáveis pelo site The Intercept Brasil, Glenn disse que a informação é um “vazamento ilegal e falso

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro investiga a entrada de 1,3 milhão de reais e a saída de 1,2 milhão de uma conta bancária do deputado federal David Miranda (PSOL). O procedimento foi aberto com base em um relatório do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), enviado à Promotoria do Rio, que considerou “atípica” a movimentação desses valores entre 2 de abril de 2018 e 28 de março de 2019. Os detalhes do caso foram revelados pelo jornal O GLOBO nesta quarta-feira.

Foto: Ricardo Moraes/Reuters/VEJA

Em  vídeo publicado no Youtube , o jornalista Glenn Greenwal diz que a informação é um “vazamento ilegal e falso”. Ele diz ainda que as movimentações atípicas citadas no relatório são atípicas, por causa de seus rendimentos altos, mas não são ilegais.

“Eu ganho esse dinheiro nos Estados Unidos. Nós transferimos todo mês esse dinheiro para nossa conta bancária aqui no Brasil, porque nos moramos aqui no Brasil. Pagamos todas as nossas contas com esse dinheiro. O David também ganhou dinheiro como vereador, e agora como deputado federal, mas o meu salário é muito maior. Então, estas movimentações financeiras são atípicas sim, mas não ilícitas. Então o MP sabe que vai perder. O juiz já disse “eu não vou aceitar seu pedido até o David ter uma chance de dar as provas.”

Em um vídeo publicada nas redes sociais também na tarde desta quarta-feira, o deputado David Miranda voltou a dizer que sofre “retaliação” do governo Bolsonaro e que tudo vai ser esclarecido perante a lei.

“Eu não me escondo. Não sou Flávio Bolsonaro, não sou Michelle Bolsonaro, não sou Queiroz. (…)Não tenho medo e tudo vai ser esclarecido perante a lei. Essas acusações aí, retaliação é o nome, que venho sofrendo do governo Bolsonaro. Estão tentando fazer a quebra do meu sigilo, mas o juiz não aceitou isso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo