SONDA DA ÍNDIA DEVE POUSAR HOJE NA LUA

Lado oculto da Lua durante aproximação da sonda Chandrayaan-2 — Foto: ISRO

O seleto clube de nações que já conseguiram pousar na Lua está prestes a ganhar mais um integrante. No final da tarde de hoje a Índia deve pousar seu módulo de exploração lunar, após mais de uma década de preparação.

A sonda Chandrayaan-2 foi lançada da base espacial indiana em julho deste ano e deste então tem alterado sua órbita, fazendo com que ela fique cada vez mais próxima da Lua. Mês passado, sua trajetória estava tão alongada que finalmente adentrou a região no espaço onde a força gravitacional lunar supera a gravidade da Terra e desde então a sonda está presa gravitacionalmente à Lua. A partir daí o movimento é o inverso, encolher as órbitas sucessivamente até que ocorra o pouso controlado.

Essa parte do pouso é a parte crítica em que tudo acontece muito rápido e intervenções do comando levam intermináveis 2 segundos para serem processadas. Se a nave está descendo a uma velocidade de 50 km/h (o que é pouco), até que uma manobra seja iniciada a sonda já desceu quase 30 metros. Toda a sequência de pouso é automática com as manobras podendo ser corrigidas através da análise da situação pela própria sonda.

Do G1 Ciência e Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo