REFORMA ADMINISTRATIVA AVALIA EFETIVAR NOVO SERVIDOR DEPOIS DE ELE SER TRAINEE

Foto: Alan Santos/PR

A proposta de reforma administrativa do governo federal pode criar uma espécie de trainee no serviço público. Pelo projeto, que está sendo preparado pela equipe econômica, os novos servidores teriam de atuar nessa função por dois anos e só seriam efetivados se tiverem bom desempenho. O plano também seria válido para o ingresso de juízes e promotores.

Integrantes do governo que defendem a reestruturação do serviço público informam que o cargo não seria chamado de trainee na Constituição. Ainda está em análise a escolha de um termo para definir a nova função. O texto final do projeto precisa passar pelo crivo do ministro da Economia, Paulo Guedes, antes de seguir para a Casa Civil.

Além do trainee, a equipe responsável pelo projeto no Ministério da Economia estuda a fixação de outras categorias dentro do serviço público federal. Está sendo cogitada a criação dos cargos do servidor temporário e do sem estabilidade.

Também está em estudo a reestruturação do sistema de remuneração e de promoções. O objetivo é fazer com que os rendimentos dos servidores fiquem mais próximos aos praticados pelo setor privado, conforme recomendação do Banco Mundial em estudo apresentado ontem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo