MEDALHISTAS DA “OLIMPIADA DA LÍNGUA PORTUGUESA” SE ENCONTRAM COM RASPADEIRAS DE MANDIOCA DE BREJINHO

Na sexta-feira, 13 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Brejinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), homenageou alunos, pais, professora, coordenador e raspadeiras de mandioca, pelo documentário produzido pelos alunos do IFRN, residentes em Brejinho, que foram acompanhados pela professora Joilza do IFRN-Nova Cruz, na participação da Olimpíada de Língua Portuguesa- OLP, que teve como tema “O lugar onde eu vivo”, bem como por levarem o nome da cidade para o mundo.

O prefeito João Gomes, juntamente com o vereador Otávio Carlos, presidente da Câmara Municipal e a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Brejinho, se fizeram presentes no pórtico da cidade para recepcionar os alunos e a equipe de Nova Cruz.

 

Os alunos Gustavo, Marily e Leticia, juntamente com a equipe do IFRN-Nova Cruz foram acolhidos também pela banda de musica Infanto Juvenil do município, na sequência fizeram um percurso em carro aberto até a Casa de Farinha Comunitária, na comunidade Tabuleiro, na zona rural do município Brejinho, onde foram recebidos pelas raspadeiras de mandioca que foram personagens no documentário “O lugar onde eu vivo”, produzido durante a realização da OLP.

Com o documentário, os participantes da Olimpiada da Língua Portuguesa foram vencedores a nível local, regional e estadual. Em São Paulo foram medalhistas de bronze, ficando em 3° lugar na classificação nacional.

O Prefeito João Gomes parabenizou a todos os alunos e a professora pelo documentário e por levarem o nome de Brejinho em uma seleção a nível nacional, dizendo que estava feliz pelo motivo de que uma cidade pequena do interior do RN teve algo especial para mostrar ao mundo.

O prefeito teceu elogios ao IFRN- Polo de Nova Cruz, fazendo uma retrospectiva desde que era CEFET, apenas na capital, e que se expandiu por várias regiões, como também falou do orgulho em ter a oportunidade de uma filha dele ter sido aluna do IFRN.

O gestor municipal também elogiou os pais dos alunos pela dedicação aos filhos, como também os profissionais que fazem a educação pública brejinhense. O prefeito também parabenizou as raspadeiras de mandioca pelo brilhante trabalho na luta diária, finalizando o pronunciamento com informações sobre a construção do “Museu da Farinha”, que está com os trabalhos adiantados.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Graça Aroldo, iniciou sua fala parabenizando a todos que fazem a educação do município, aos alunos e professora medalhistas pelo olhar diferenciado que tiveram para com as pessoas que por meio do trabalho produzem a famosa farinha de Brejinho, aos pais pelo cuidado, orientações, exemplo e incentivo junto aos alunos; a professora orientadora pelo zelo, carinho, dedicação e cuidado que teve com o trabalho, com a viagem e com o fazer pedagógico; ao IFRN pela oportunidade dada aos alunos filhos de Brejinho, em mostrarem o lugar onde vivem; e em especial as raspadeiras de mandioca pelo compromisso e por permitirem a realização desse trabalho, e ao prefeito João Gomes por sempre apoiar os projetos e ações educacionais.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Brejinho, vereador Otávio Carlos, representando os demais vereadores cumprimentou a todos, parabenizou os homenageados e fez uma breve retrospectiva sobre a vida do agricultor, com experiência familiar, reforçou a importância da educação que abre mundos e o belo trabalho das raspadeiras de mandioca.

O encontro continuou com a fala de uma das mães, de uma aluna medalhista, da professora do IFRN, do coordenador do IFRN, e de uma raspadeira de mandioca que agradeceu a todos os envolvidos no projeto, visitantes e colaboradores. Na sequência, todos assistiram ao Documentário.

Após a apresentação do documentário, todos foram homenageados pela banda de música de Brejinho, na Escola Municipal Luiz Elói , ao lado da Casa de Farinha Comunitária. Na escola também foi servido um café da manhã com comidas tipicas, produzidas com subprodutos da mandioca.

O encerramento aconteceu com uma visita à construção do Museu da Farinha e a Fábrica de uma das casas de farinha de Brejinho.

Com o lema Trabalho e Crescimento para Todos, a Prefeitura de Brejinho e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura apoiam e incentivam práticas educacionais e reafirmam as parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e a Olimpíada de Língua Portuguesa- OLP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo