PESQUISADORES AFIRMAM QUE INCÊNDIO JÁ MATOU MEIO BILHÃO DE ANIMAIS NA AUSTRÁLIA

Canguru passa foge de chamas, na Austrália. Meio bilhão de animais morreram desde início da crise, afirmam pesquisadores da Universidade de Sidney Foto: Matthew Abbott / The New York Times

Universidade de Sydney estima que um terço dos coalas morreu na Austrália por conta de incêndios

Na véspera da possível chegada de uma onda de calor que promete agravar os incêndios florestais na Austrália, autoridades nacionais começaram a retirar moradores dos estados de Nova Gales do Sul e Vitória, no Sudeste do país, sob o risco das chamas se espalharem de maneira descontrolada no próximo fim de semana.

Calcula-se que um terço da população de coalas — cerca de 8.000 animais — tenha morrido em decorrência do fogo. A ministra do Meio Ambiente da Austrália, Sussan Ley, afirmou à Australian Broadcasting Corporation que cerca de 30% dos habitats da espécie foram destruídos.

Segundo estimativa da Universidade de Sydney, meio bilhão de animais já morreram desde o início da crise, entre mamíferos (exceto morcegos), aves e répteis. Não entram na conta, portanto, insetos e anfíbios. A causa da morte foi, na maior parte das vezes, o próprio fogo. Parte dos animais, no entanto, sucumbiu pela fome, sede e maior exposição a predadores.

O número foi calculado pelo professor Chris Dickman, que possui 30 anos de experiência na área de ecologia e conservação de mamíferos da Austrália. Com base na densidade da população mamífera no estado da Nova Gales do Sul, estimada pela compilação de diferentes estudos, Dickman a multiplicou pela da vegetação do estado. A instituição reforçou que os números são “altamente conservadores”, ou seja, “a verdadeira mortabilidade é, provavelmente, substancialmente maior do que o estimado”.

Por: O Globo.com com agências internacionais.

One response to “PESQUISADORES AFIRMAM QUE INCÊNDIO JÁ MATOU MEIO BILHÃO DE ANIMAIS NA AUSTRÁLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo