PUNTA VENTANA, MARAVILHA NATURAL DO PAÍS PORTO RICO, DESABOU APÓS TERREMOTO

Punta Ventania, em Porto Rico, antes do terremoto destruir o arco da pedra.  Foto: Reprodução/Twitter

A formação rochosa Punta Ventana, em Porto Rico, desabou na última segunda-feira (6) em decorrência de um terremoto de magnitude 5,8 que atingiu o país nesse dia. O famoso ponto turístico em forma de janela redonda estava localizado em Guayanilla, na costa sul.

Local onde ficava o arco de pedra, Punta Ventania, em Porto Rico, destruído após terremoto. Foto: Ricardo Arduengo /AFP

“Perdemos um importante símbolo da nossa cidade e nosso patrimônio cultural”, disse o prefeito de Guayanilla, Nelson Torres. O Laboratório Meteorológico da Universidade de Porto Rico (UPRM) compartilhou fotos no Twitter de Punta Ventana antes e depois do terremoto, lamentando o caso.

O tremor foi o mais forte de uma série de abalos sísmicos que começaram em 28 de dezembro. No entanto, nesta terça-feira (7), ele foi superado por um abalo de magnitude 6,4, segundo o Serviço Geológico dos EUA. A governadora Wanda Vázquez Garced chegou a declarar estado de emergência, ativando a Guarda Nacional de Porto Rico.

Uma igreja colonial construída em 1841 também desabou durante o terremoto, segundo Nelson Torres. Além disso, todo o território de Porto Rico permaneceu sem energia na terça-feira, e um homem de 73 anos foi o primeiro a morrer devido ao fenômeno.

O diretor interino da Rede Sísmica de Porto Rico (RSPR), Víctor Huérfano, explicou em entrevista coletiva que a atividade sísmica desses dias se deve ao fato de que Porto Rico está entre as placas tectônicas da América do Norte e do Caribe. Quando qualquer uma delas libera energia (resultando no terremoto), o território portoriquenho sofre tremores.

Por Reviosta Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo