59% ACHAM QUE ELEIÇÃO DEVE SER ADIADA PARA NOVEMBRO OU DEZEMBRO

© Sérgio Lima/Poder360

Pesquisa DataPoder360 mostra que a maioria dos eleitores quer que as eleições de 2020 sejam adiadas. São 59% os que têm essa opinião. Em maio, eram 60%. A queda foi dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

Está marcado para 4 de outubro o 1º turno das eleições de 2020, para eleger prefeitos e vereadores. O Congresso Nacional e o Tribunal Superior Eleitoral discutem o adiamento por causa da pandemia. Existe a preocupação que as aglomerações causadas pelo processo eleitoral, em eventos como a votação e a campanha, facilitem a disseminação do coronavírus.

O percentual de entrevistados que afirmou ser a favor da manutenção do pleito em outubro é 27%. Em maio, era 24%. O aumento de 3 pontos supera a margem de erro em 1 ponto percentual.

Passaram de 12% para 11% os que defendem o cancelamento das eleições e manutenção nos cargos das mesmas pessoas que os ocupam hoje.

© Fornecido por Poder360

A pesquisa foi realizada de 22 a 24 de junho de 2020 pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos do Poder360, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 549 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Conheça mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para adiar as eleições é necessário que seja aprovada uma PEC (proposta de emenda à Constituição). O Senado avalizou em 23 de junho a proposta. De acordo com o texto, o 1º turno passaria de 4 outubro para 15 de novembro e 2º de 25 de outubro para 29 de novembro.

Falta, porém, aprovação da Câmara. Entre os deputados, a disposição para adiar o pleito é menor que na Casa Alta. São necessários votos favoráveis de 308 dos 513 deputados em 2 turnos para aprovar o projeto.

Por: PODER 360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo