IRÃ OBRIGA USO DE MÁSCARAS APÓS NOVO RECORDE DE MORTES

No Irã, a obrigatoriedade do uso de máscaras começou a valer neste domingo (5)  Foto: Abedin Taherkenareh /EFE/EPA – 05.07.2020

O Irã registrou neste domingo (5) um novo recorde diário de mortes pela covid-19. Foram 163 óbitos em 24 horas, mesmo dia em que o uso obrigatório de máscaras em espaços fechados entrou em vigor para tentar conter o contágio pelo novo coronavírus.

A porta-voz do Ministério da Saúde iraniano, Sima Sadat Lari, divulgou os novos números de mortes, que elevou o total de vítimas no país desde o início do surto para 11.571.

Desde ontem (4), segundo Lari, foram contados 2.560 novos casos de infecção, dos quais 1.295 pacientes tiveram que ser hospitalizados, o que eleva o número total de pacientes para 240.438.

O Irã, o país do Oriente Médio mais afetado pela pandemia, conseguiu reduzir seus dados diários sobre infecções e mortes entre meados de abril e início de maio, quando os números eram de três e dois dígitos, respectivamente. Entretanto, em 29 de junho, houve 162 óbitos, o número mais alto desde o dia 4 de abril, quando foram 158.

Obrigatoriedade de máscaras

Diante dessa tendência crescente de infecções, o governo iraniano decidiu impor o uso obrigatório de máscaras a partir de hoje deste domingo e lançou uma campanha na última semana para aumentar a conscientização sobre sua importância.

O vice-ministro da Saúde, Iraj Harirchí, explicou que os responsáveis ​​pelos diferentes escritórios do governo, bancos ou transporte público serão responsáveis ​​pela implementação da medida.

O presidente do Irã, Hasan Rohaní, disse ontem que em escritórios do governo, nenhum cidadão sem máscara será atendido, enquanto Harirchí disse que, neste caso, as autoridades serão enviadas para casa.

Como a Efe verificou, os funcionários de várias lojas e supermercados da capital começaram a usar máscaras, mas não pediram que os clientes os vestissem.

O vice-ministro indicou que nos últimos dias em Teerã, que está em alerta, o uso da máscara multiplicou por dois.

Do R7

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo