SECRETÁRIO CIPRIANO MAIA ABRE CURSO SOBRE CARGA DE DOENÇAS

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP) e o Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz no âmbito do Projeto Observatório da Gestão Estadual do SUS-RN, o curso sobre Carga de Doença, Histórico, Métodos e Aplicações foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudos de Carga de Doença sob a coordenação dos pesquisadores Joyce Mendes de Andrade Schramm, Mônica Rodrigues Campos, Fátima Costa e Raulino Sabino. A abertura acontece nesta segunda-feira (14) com a palestra do secretário de saúde Cipriano Maia, às 13h na Escola do Governo. Realizado na modalidade de atualização, com carga horária de 40h, o curso acontece de 14 a 25 de setembro e destina-se aos profissionais de saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

De acordo com Larissa Araujo Monteiro, subcoordenadora de capacitação da SESAP, o curso foi uma das primeiras ações para a OGE, em uma oficina que reuniu importantes áreas técnicas da SESAP e identificaram alguns temas prioritários. “A temática da carga de doenças foi uma delas. Achamos importante que o curso fosse voltado para setores estratégicos da área de vigilância, para além do conhecimento que irão adquirir para pensar as políticas públicas. Esses conhecimentos serão reproduzidos em momentos futuros. Temos técnicos da SESAP, pessoas do NESC, CEFOPE. Esse grupo será um grande articulador dessa temática para em seguida poder compartilhar com outras pessoas aqui do estado”, explicou Larissa.

O Estudo da Carga Global de Doença, foco central do curso, por meio de seu indicador, o DALY (disability-adjusted life years), tem por objetivo quantificar, simultaneamente, o impacto da mortalidade e dos problemas de saúde que afetam a qualidade de vida dos indivíduos. O DALY para uma doença ou condição de saúde é calculado como a soma dos anos de vida perdidos devidos à morte prematura (YLL – “years of life lost” ) e anos de vida perdidos devidos a incapacitação (YLD – “years lived with disability”).

Na perspectiva de qualificar a equipe técnica, além de pesquisadores do Núcleo de Saúde Coletiva da UFRN, o curso objetiva oferecer informações sobre a metodologia dos estudos de Carga de Doença, enfatizando os aspectos teóricos e práticos para o cálculo do DALY e de seus componentes de mortalidade (YLL) e morbidade (YLD), com aplicações dos resultados no cotidiano da gestão do Sistema Único de Saúde no Estado do Rio Grande do Norte.

One response to “SECRETÁRIO CIPRIANO MAIA ABRE CURSO SOBRE CARGA DE DOENÇAS

  1. Alguém leva a sério essas “oficinas” dos LULLO-FASCISTAS do PT?
    Aliás, alguém leva a sério esse DESGOVERNO de FATÃO GD?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo