NATAL FECHA CEMITÉRIOS PÚBLICOS PARA VISITAÇÃO E LIMITA A 10 PESSOAS ACESSO A SEPULTAMENTOS

Cemitério Parque de Nova Descoberta – cemitério público de Natal, RN, Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Semsur

Portaria também determina fechamento temporário das capelas dos cemitérios de Nova Descoberta e do Alecrim. Medida é para contenção ao avanço da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) comunicou nesta quinta-feira (4) que fechou temporariamente os acessos da população aos cemitérios públicos de Natal e também limitou a quantidade de familiares durante os sepultamentos – única exceção para a entrada nas estruturas. As medidas foram publicadas nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial do Município (DOM).

As alterações foram feitas por conta do agravamento da pandemia da Covid-19 em Natal e levou em consideração o decreto nº 12.175, que foi republicado na quarta-feira (3) e estabelece, além de restrições, medidas de segurança sanitária e orientações para prevenção ao contágio pela doença.

A portaria também determina o fechamento das capelas dos cemitérios do Alecrim e de Nova Descoberta. Durante o sepultamento, está liberada a presença de até 10 familiares. As cerimônias de sepultamento deverão ocorrer de forma ágil e com a maior praticidade possível, segundo a Semsur. Em caso de óbito por Covid-19, o enterro será realizado com a urna lacrada.

O documento não altera o horário do expediente interno nos oito cemitérios da cidade: Bom Pastor I, Bom Pastor II, Alecrim, Igapó, Pajuçara, Redinha, Nova Descoberta e Ponta Negra. O trabalho segue em dois turnos (7h às 11h e 13h às 17h) de domingo a domingo.

Já os serviços administrativos, como retirada de documentos, atualizações cadastrais, transferência de titularidade, reformas ou construções nos jazigos, serão realizados somente com agendamento prévio, sempre das 8h às 14h, no setor de cemitérios da Semsur.

Para evitar aglomerações, a secretaria disponibiliza a opção de atendimento telefônico para informações e esclarecimentos de dúvidas, através do (84) 3232-9843. O atendimento ocorre das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A pasta informa ainda que as pessoas de baixa renda que precisarem sepultar um familiar em um dos oito cemitérios da cidade estão isentas de pagar a taxa no valor de R$ 237,00 referentes ao enterro ou exumação.

Para estas pessoas, as isenções serão registradas no Livro Ata, diretamente nas administrações dos cemitérios, contendo todos os dados cadastrais do responsável pelo sepultamento e, ao fim do período de emergência, o responsável deverá se dirigir à Semsur para formalizar o devido processo de isenção. Com informações do G1/RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo