ALCKMIN AVISA A ALIADOS QUE DEIXARÁ O PSDB E DEM DIZ QUE O RECEBE DE PORTAS ABERTAS

O ex-governador Geraldo Alckmin –  Foto: Bruno Santos /Folhapress

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin anunciou a pessoas próximas que deve sair do PSDB. Interlocutores recebem notícia com cautela já que ex-governador é fundador do PSDB; DEM diz que está de portas abertas

ADEUS NO NINHO

A gota d’água foi o anúncio de filiação do vice-governador Rodrigo Garcia à legenda, consolidando a candidatura dele ao governo de São Paulo e bloqueando o caminho de Alckmin. Garcia teve o patrocínio de Doria.

Segundo interlocutores de Alckmin, a prioridade dele, até o começo da semana, era disputar as prévias do PSDB. A conversa entre o ex-governador e Doria , porém, tem sido cada vez mais ríspida.

Doria teria dito ao próprio Alckmin que ele não tem condições de ser candidato ao governo pelo partido. E não garante o apoio a ele nem mesmo para disputar o Senado, já que a vaga, em tese, está garantida para a reeleição de José Serra ao cargo.

Com a escalada das animosidades com Doria, o ex-governador intensificou as conversas com outros partidos. Alckmin tem convite ou sondagens de vários partidos como o Podemos, o PSD de Gilberto Kassab, o PSB de Márcio França e o DEM de ACM Neto.

 TAPETE VERMELHO

O DEM já sinalizou que Alckmin será recebido de portas abertas no partido, assumindo o controle total do diretório em São Paulo e com autonomia para costurar alianças para a sua candidatura ao governo de SP. Ele já conversou com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-G)) e com o presidente do partido, ACM Neto (DEM-BA) sobre a possibilidade.

TAPETE 2

Na semana passada, as principais lideranças do DEM se reuniram na casa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A possibilidade de Alckmin entrar na legenda foi recebida com entusiasmo por todos eles.

PRIMEIRO DA FILA

Apesar da determinação demonstrada nos diálogos de Alckmin com interlocutores, porém, aliados afirmam que só vão acreditar que ele deixará o ninho tucano depois que ele de fato assinar a desfiliação. O ex-governador é um dos mais antigos militantes do partido, estando entre os dez primeiros filiados.

EU SOZINHO

Na sexta (14), ACM Neto rompeu publicamente com Doria depois da filiação de Rodrigo Garcia, que era do DEM, ao PSDB. Disse, entre outras coisas, que “a postura desagregadora do governador de São Paulo amplia o seu isolamento político, e reforça a percepção do seu despreparo para liderar um projeto nacional”.

Por Mônica Bergamo/Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo