EM ANIVERSÁRIO SURPRESA NA UPA DE MOSSORÓ, PACIENTE COM COVID-19 SOPRA VELAS EM BOLO; VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução

Uma situação registrada em vídeo nesta terça-feira, dia 8, em uma Unidade de Pronto Atendimento de Mossoró (RN) vem impressionando internautas por causa dos riscos alavancados por uma série de ações descuidadas que ali são mostradas. As imagens, que viralizaram nesta quarta-feira, são de uma celebração de aniversário para um paciente, que respira com ajuda de uma máscara de oxigênio e, durante os parabéns, tem a máscara brevemente afastada do rosto para que pudesse assoprar as velas de um bolo colocado em seu colo.

Enquanto o grupo canta e bate palmas, a câmera é direcionada para outros ângulos, possibilitando ver que os funcionários usam máscaras protetoras e, no leito ao lado do aniversariante, há um paciente de bruços, indicando que aquela ala é voltada para casos de doenças respiratórias.

Internautas chamaram atenção para o fato de que, se aquela unidade for para cuidar de infectados com Covid-19, a corriqueira ação de apagar velas, antes tão comum em aniversários, agora representa um grande risco em transmitir a doença, além da própria aglomeração naquele espaço.

No entanto, muitos também perceberam que, independentemente do motivo de internação do homem, só por terem acendido velas perto de uma bala de oxigênio já serviu como motivo de alerta, considerando que o gás é um comburente, o que o caracteriza como necessário para a combustão e, caso entrasse em contato com o fogo, poderia aumentar as chamas.

“Caso esse vídeo não tenha sido tirado do contexto cronológico, e isso não seja de antes da pandemia e uma sequência tão inexplicavelmente complexa de merda acontecendo em vídeo que eu não sei o que dizer, se for um vídeo fake é de um nível de perfeição tal e qual inexplicável”, indignou-se um usuário do microblog.

A Secretaria de Saúde de Mossoró, no Oeste potiguar, abriu uma investigação para apurar as circunstâncias de uma festa de aniversário que aconteceu dentro de uma ala com pacientes de Covid-19 no município.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biosegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município. Iremos apurar o caso, uma vez que, só tomamos conhecimento do fato pelas redes sociais”, informou a pasta.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró afirmou que, pelo apurado até o momento, a festa foi iniciativa da esposa do paciente “com a participação da equipe”. A pasta também afirmou que o bolo não foi partido no local, mas devolvido à esposa do paciente.

Ainda de acordo com a pasta, os funcionários foram advertidos e o processo administrativo aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo