GOVERNO APRESENTA ESTUDO PARA TORNAR GALINHOS O PRIMEIRO TERRITÓRIO TURÍSTICO SEGURO E SUSTENTÁVEL NO RN

Foto: Reprodução

  O Governo o Rio Grande do Norte  apresenta estudo para tornar o município de Galinhos o primeiro território turístico seguro e sustentável no estado. O estudo do projeto Galinhos faz parte da iniciativa das Secretarias de Estado de Saúde Pública (SESAP) e Turismo (SETUR), em parceria com a Prefeitura de Galinhos e a Universidade Federal do RN, e vai desenvolver ações para o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável do município, incluindo o distrito de Galos e assentamento Pirangi.

O município de Galinhos, situado na microrregião de Macau e distante 166 km da capital, tem grande potencial e é um dos mais importantes destinos turísticos da região, tendo o turismo como principal fonte econômica. A escolha para o projeto piloto se deve à facilidade de implantação em destino turístico de pequeno porte com baixo número de habitantes, para atingir as ações estratégicas programadas nos eixos pré-ajustados no projeto – turístico econômico, epidemiológico sanitário e ambiental social.

Para o prefeito de Galinhos, Francinado Silva da Cruz, uma iniciativa vem complementar o trabalho da gestão municipal. “Galinhos é um diamante bruto que precisava ser lapidado. Com uma parceria do Estado, através da Sesap e também da secretaria de Turismo, certamente os melhores dias estão por vir. No início da pandemia, foi difícil fazer tudo para o avanço da doença. Hoje o setor volta aos poucos ”, explicou Irmão Naldo, como é conhecido no município.

No eixo epidemiológico sanitário um dos objetivos possíveis no projeto é estabelecer o controle epidemiológico por meio de teste de todas as pessoas internas e externas à comunidade que pedirem para entrar em Galinhos. Já o eixo turismo econômico tem como um dos objetivos aperfeiçoar e diversificar como experiências proporcionadas ao turista, de modo a incrementar os negócios de forma sustentável e responsável. Entre as ações previstas no eixo ambiental social, avaliar e orientar a disponibilidade de água doce na região é um dos objetivos do projeto, visto que não foi identificado nenhum tipo de controle em relação aos aquíferos presentes na península.

Foto: Divulgação

O lançamento, que aconteceu no auditório da Governadoria contou com a presença da governadora, Fátima Bezerra, de representantes da SESAP, SETUR, Idema e SETHAS, e representantes do comércio turístico, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do município de Galinhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo