A governadora Fátima Bezerra sanciona, nesta quinta-feira (10), lei estadual que reconhece o município de Carnaúba dos Dantas como a terra da música no Rio Grande do Norte. A assinatura será realizada durante o lançamento da programação do evento que celebra os 150 anos de nascimento do Maestro carnaubense Tonheca Dantas.
De forma virtual, a solenidade ocorrerá nesta quinta-feira (10), às 11h,
Carnaúba dos Dantas
Carnaúba dos Dantas é um município no estado do Rio Grande do Norte , localizado na região do Seridó, vizinho dos municípios de Acari, Parelhas e Frei Martinho, Terra de dois grandes músicos e compositores, que levaram o nome do Estado para o mundo: Tonheca Dantas e Felinto Lúcio Dantas.
Tonheca Dantas foi um notável compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de mais de mil peças musicais, executadas por bandas de música no Brasil e exterior. Uma de suas composições muito famosas é a valsa Royal Cinema, que ele compôs para um cinema de Natal, capital do RN.
O maestro Felinto Lúcio Dantas, foi compositor de valsas, mazurcas, dobrados e músicas sacras. Sua obra está registrada em LPs gravados pelo Centro Cultural Mobral e pela UFRN. Em 1997, teve a música sacra “A quinta novena” executada em missa na Catedral do Rio de Janeiro, com a presença do Papa João Paulo II.
O trabalho musical de Tonheca e Felinto Lúcio Dantas é perpetuado pelo trabalho de seus descendentes, também músicos, e pelo trabalho desenvolvido pela Filarmônica Onze de Dezembro, fundada em 1979, que tem regência do maestro Márcio Dantas.
Fonte de informações: Blog Típico Local / Coluna Carlos Magno, @filarmonica_onze_de_dezembro