PAPA FRANCISCO PASSA BEM APÓS OPERAÇÃO NO INTESTINO, DIZ VATICANO

Foto: VATICAN MEDIA

Aos 84 anos, o Papa Francisco passa bem após ser submetido a uma cirurgia no intestino grosso, informou o Vaticano na noite deste domingo. A operação, com anestesia geral, foi realizada na Policlínica Gemelli, em Roma.

Em um comunicado, o porta-voz Matteo Bruni disse que o Pontífice “reagiu bem” à intervenção. Ele não informou por quanto tempo o Papa permanecerá no hospital.

A realização da cirurgia foi anunciada neste domingo de manhã pela Santa Sé, segundo a qual ela já estava agendada. O procedimento buscou corrigir um “estreitamento intestinal (estenose) diverticular sintomático do cólon”, e foi realizado por laparoscopia, de modo que não fosse  invasivo. O médico Sergio Alfieri foi o responsável pela condução da operação.

A Policlínica Gemelli tradicionalmente recebe os chefes da Igreja Católica quando precisam de tratamento, e uma parte do seu 10º andar é reservada a eles. Esta foi a primeira vez, porém, em que o sacerdote argentino Jorge Mario Bergoglio foi internado desde que assumiu como Papa Francisco, em 2013.

O cirurgião do aparelho digestivo Juliano Barra, do Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF), disse ao site G1 que um dos principais sintomas do estreitamento do intestino, que é comum entre idosos, são as dores ao evacuar. A cirurgia consiste em retirar a parte do órgão que sofre com a estenose e juntar as duas pontas que ficam soltas depois da remoção, explicou Barra. Com isso, acrescentou, o problema é sanado.

—  Como o Papa é um paciente idoso, há um certo grau de risco. Mas é uma cirurgia que faz parte do dia a dia de qualquer hospital. Não é nada de outro mundo —  disse o médico ao G1.

Três horas antes de a internação ser anunciada, o Papa participou da tradicional cerimônia do Angelus que acontece aos domingos na Praça de São Pedro, na qual reza com o público da sacada do Palácio Apostólico. Na ocasião, ele informou que viajará em setembro para a Hungria e a Eslováquia.

— Estou feliz em anunciar que de 12 a 15 de setembro, se Deus quiser, irei à Eslováquia para uma visita pastoral —  disse, sem informar que realizaria uma cirurgia.

Francisco especificou que em 12 de setembro celebrará a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, na Hungria.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo