CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS DEVERÃO SER VACINADOS EM SETEMBRO

Foto: Mike Segar/Reuters

Setembro é a previsão da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) para iniciar a vacinação das crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos contra a covid-19. Isso deve acontecer porque a pasta prevê que em meados do próximo mês deverá concluir a aplicação da primeira dose no público a partir de 18 anos. Desde o último dia 26 de julho, foi liberado para pais e responsáveis o cadastro dos menores a partir dos 12 anos na plataforma RN+ Vacina.

O imunizante que está sendo discutido inicialmente para este público é o da Pfizer e a ordem de aplicação será feita por escalonamento. “A gente vai priorizar as crianças e adolescentes com alguma deficiência ou comorbidade e depois a gente vai ampliar de forma decrescente por idade”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP, Kelly Maia.

Os responsáveis pelos menores devem acessar a plataforma no RN+ Vacinas com o próprio CPF e a senha, visto que estes já devem ter cadastro no sistema, e, a partir daí, incluir seus filhos na aba “dependentes”.

O procedimento para se vacinar será o mesmo dos outros grupos, segundo Kelly Maia. Ela destacou que o critério de ser estudante não será adotado porque a Sesap entende que todos nesta faixa etária são estudantes. A inclusão das pessoas entre 12 e 17 anos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19 foi anunciada pelo Ministério da Saúde no dia 27 de julho, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha liberado a imunização desse grupo com doses da Pfizer.

Vacinação

Alguns municípios estão com o esquema vacinal mais adiantado, podendo até adiantar a previsão da Sesap. Em Natal, por exemplo, o público a partir de 22 anos já poderá buscar os pontos de aplicação para garantir a vacinação da primeira dose contra a covid-19 nesta quinta-feira (12). Nesta sexta (13), a faixa etária será ampliada para aqueles que têm a partir de 21 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) disponibiliza 35 salas de vacinação e cinco drives: Via Direta, Palácio dos Esportes, SESI, Nélio Dias e Arena das Dunas (os drives também têm ponto de pedestres, exceto a Arena das Dunas).

Enquanto isso, Mossoró baixou ainda mais a faixa etária e já está vacinando jovens de 21 anos ou mais do público geral sem comorbidades. Esse grupo deve procurar o Ginásio do SESI e o Ginásio Municipal de Esportes da cidade.

Na Grande Natal, Parnamirim iniciou a vacinação do público de 23 anos sem comorbidade e São Gonçalo do Amarante ampliou ainda mais e está vacinando a população acima de 20 anos.

Até esta quarta-feira (11), a plataforma RN+ Vacinas apontava que 1.748.977 pessoas já estavam vacinadas com uma dose no estado, enquanto 685.462 (19,3%) já receberam as duas doses ou a dose única, completando o esquema vacinal.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo