GUARDA MUNICIPAL RESGATA TIMBU DENTRO DO HOSPITAL WALFREDO GURGEL

O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) resgatou nessa terça-feira (10) dois animais silvestres que invadiram a área urbana e estavam correndo perigo. Um deles foi um timbu, encontrado nas instalações do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no bairro Tirol, e o segundo foi uma cobra verde encontrada dentro de uma residência, no mesmo bairro.

Os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que recebeu o chamado dos servidores que trabalham no Hospital. Na ocasião, os agentes fizeram o resgate do timbu que estava muito assustado tentando se esconder no teto de umas das salas da unidade hospitalar. Com auxílio de escada e luvas os guardas conseguiram subir até o local e retirar o animal em segurança. Na primeira avaliação foi possível perceber que timbu não estava com ferimentos.

Já na segunda ação de resgate os guardas tiveram que agir com mais cautela por se trata de uma cobra verde, que mesmo sendo uma serpente da espécie não oferece risco ao ser humano, já que não é uma cobra peçonhenta, pode ter tem uma mobilidade muito avançada se deslocando com rapidez. Os dois animais foram resgatados, avaliados e introduzidos ao habitat, sendo o timbu solto na área do Rio Pitimbu e a cobra verde na vegetação nativa do Parque da Cidade do Natal.

O coordenado do Gaam/GMN, Isaac Cruz, explicou que cada vez mais as guarnições do Grupamento Ambiental vêm atendendo ocorrências dessa natureza. Muito animais silvestres acabam se perdendo das áreas de proteção ambiental e entram na zona urbano, o que muitas vezes coloca em risco a integridade física dessas espécies.

“O procedimento para quem encontrar animal silvestre em área pública é o de sempre, acionar a Guarda para realizar o resgate, bastando informar a situação pelo número 190 do Ciosp”, informou.

As ocorrências de resgates de animais silvestres em Natal estão localizadas em todos os bairros e muitas vezes a contribuição da população é um fator primordial no acionamento das guarnições para agir no trabalho de amparo, cuidado e destino correto desses animais. Já que em tantos casos, sem essa ação das guarnições os animais teriam poucas chances de sobrevivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo