HOSPITAL DE SANTA CRUZ OFERECE ATENDIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE VASECTOMIA

Foto: Reprodução

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) é muito conhecido em Santa Cruz e municípios vizinhos como maternidade Ana Bezerra. Origem de sua existência, essa função ainda permanece, e o atendimento voltado para cuidados materno-infantis é o seu forte. Ao longo do tempo, com sua evolução nos atendimentos e a sensível melhoria do seu parque tecnológico, o Huab passou a incorporar atendimentos que antes não eram imaginados. Entre tantas novidades, a mais recente é o atendimento aos homens que desejam fazer a vasectomia.

Conforme nos conta a médica Obstetra Leilane de Melo, chefe da Divisão Médica do hospital, a vasectomia é um procedimento contraceptivo para homens, semelhante à laqueadura, que é feita nas mulheres.

Ainda com alguns preconceitos por parte dos homens, esse procedimento é considerado um dos mais seguros na prevenção a gravidez. É um procedimento simples, podendo ser realizado até em ambulatório. Praticamente não é invasivo, pois, no local onde é realizado – o saco escrotal – os dutos a serem ligados são bem superficiais.

Para buscar atendimento, o passo inicial é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Cruz ou do seu município e expressar o desejo de realizar a vasectomia, solicitando que o atendimento seja encaminhado para o Huab. Após isso, a unidade fará o agendamento no sistema de regulação do estado, e a consulta será marcada.

Como todo procedimento contraceptivo, a realização da vasectomia engloba alguns pontos importantes e legais: estar saudável, ter mais de 25 anos, ter pelo menos dois filhos vivos e obter autorização da esposa ou companheira. Na consulta inicial com o médico urologista, serão repassadas, entre outras informações, todas as orientações necessárias para exames pré-operatórios e acompanhamento multiprofissional.

A vasectomia é um procedimento simples, podendo ser realizado até em ambulatório – Imagem: reprodução

É importante salientar que, numa comparação entre a laqueadura e a vasectomia, esta última tem muito menos riscos cirúrgicos. Além disso, é necessário quebrar alguns preconceitos, como o da impotência e da perda da virilidade, que não têm quaisquer possibilidades de ocorrerem por conta da vasectomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo