MINISTRA DAMARES ANUNCIA ‘CASA DA MULHER’ EM NATAL

Foto: Magnus Nascimento

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou nesta quinta-feira (12) a construção de uma “Casa da Mulher Brasileira” em Natal. O espaço vai reunir diversos serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência. A nova estrutura vai sejuntar à unidade que será edificada pelo Ministério a partir deste mês em Mossoró, na região Oeste potiguar.

Em Natal, a unidade vai ficar num terreno no bairro do Potengi, na Zona Norte. O custo estimado da obra da sede em Natal é de R$10,5 milhões. Ainda não existe previsão para o início da obra. Nesta sexta-feira (13), a ministra participa da solenidade para início da construção da Casa da Mulher Brasileira em Mossoró.

Segundo a ministra Damares Alves, a Casa da Mulher Brasileira contempla serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica.

Além disso, as mulheres atendidas são incentivadas a participar de cursos para alcançar a autonomia financeira, uma ferramenta de apoio para dar independência econômica às mulheres, já que muitas dependem financeiramente do agressor.

A ministra Damares Alves cumpriu agenda em Natal para o lançamento do Agosto Lilás. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, por meio de eventos e políticas públicas. O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação, o Cemure, na Zona Oeste da capital.

Durante a coletiva de imprensa, a ministra Damares Alves comentou sobre o feminicídio de Joice de Oliveira Vitorino, que aconteceu na quarta-feira (11) no centro de Natal. “Eu preciso destacar que a rede de proteção da mulher aqui no estado, a rede de proteção da mulher do município também funciona. O que nós precisamos agora é apenas fortalecer. Eu tenho notícias de que tem diminuído o feminicídio no estado, apesar desse caso estar nos deixando inquietos, tristes”, disse. Joice foi assassinada com uma facada no crânio em plena luz do dia.

O evento teve do Prefeito Álvaro Dias (PSDB), a Deputada Federal Carla Dickson (PROS), responsável pela organização, o Deputado Estadual Albert Dickson (PROS), e a secretária das Mulheres, Juventude e Igualdade Racial do RN, Júlia Arruda, além de outras autoridades e representantes.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo