POTIGUARES DEVEM GASTAR ACIMA DE R$ 115 EM PRESENTE DE DIA DOS PAIS, DIZ FECOMÉRCIO

Foto: Reprodução

A Fecomércio RN divulgou os resultados da pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais em Natal e Mossoró.  A data, que este ano será comemorada em 08 de agosto, contribui com o aquecimento das vendas, especialmente de artigos voltados ao público masculino em vários segmentos do comércio.

O objetivo do estudo foi identificar os perfis de compras e auxiliar empresários e lojistas a entenderem o que o consumidor deseja consumir, dando mais eficiência ao planejamento das vendas.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, explica que, ao todo, a expectativa é de que mais de R$ 50 milhões sejam injetados no comércio do Rio Grande do Norte, por ocasião da celebração.

De acordo com a pesquisa, cerca de 366 mil natalenses (47,8% dos entrevistados) devem ir às compras, o que representa uma injeção de, aproximadamente, R$ 44 milhões no comércio da capital potiguar.  O número é 22,2% maior do que o computado na mesma pesquisa realizada em 2020, que estimava movimento em torno de R$ 36 milhões na economia de Natal.

Na média, o consumo no Dia dos Pais 2021 em Natal será de R$ 119,49, de acordo com estudo da Fecomércio RN. O gasto é 8,1% nominalmente maior do que mostra a pesquisa em 2020 (R$ 110,50) e se refere ao gasto que o consumidor pretende fazer na data, considerando a compra de produtos.

Em Natal, as mulheres (52,6%) são a maioria entre aqueles que responderam à pesquisa e intencionam alguma compra no Dia dos Pais 2021. A maioria é jovem, com idades entre 18 e 24 anos (57,1%) e 25 e 34 anos (57,8%). Em relação ao grau de escolaridade, a maioria dos que vão às compras têm ensino superior ou mais (54,4%). E sobre a renda familiar, a intenção de consumo é maior entre os que possuem rendimentos de 5 a 10 salários mínimos (58,3%).

Tradicionalmente, serão os produtos mais buscados os itens de vestuário (56,6%); perfumaria/cosméticos (12,5%) e calçados e acessórios (9,9%); para presentear pais (80,3%); maridos (18,8%) e sogros (6,9%). Como consequência dos efeitos da pandemia, o fator preço é a principal preocupação dos entrevistados, que na hora de escolher o item para presentear devem buscar ofertas e promoções (66,1%).

A maioria dos entrevistados que irá presentear pretende comprar um item, com 65,5% das respostas. 27,3% comprarão dois produtos e 5,9% comprarão três ou mais. A modalidade a prazo ou cartão de crédito será o preferido para 54,6% dos entrevistados. O índice cresceu oito pontos percentuais em relação ao ano passado e mais de vinte pontos quando comparado com 2019. Sobre a forma de pagamento à vista ou cartão de débito, 40,8% dos que vão às compras pretendem utilizar essa modalidade.

Os locais onde as compras serão feitas são os shoppings (40,5%), o qual registrou um aumento significativo no segmento, cuja participação era de 11,5% em 2020. As compras no comércio de rua aparecem logo a seguir com 32,2% da preferência dos consumidores e as compras pela internet, que no ano passado lideravam as preferências, aparecem neste ano em terceiro lugar, com 17,1% das opções. Essa participação representou uma queda em referência à pesquisa do ano passado (33,5%).

Além do presente, 45,9% dos entrevistados afirmaram que pretendem proporcionar um evento especial no Dia dos Pais deste ano, seja um almoço/jantar em casa (24,8%), almoço/jantar na casa de algum familiar (16,8%), ou almoçar/jantar em algum restaurante ou fazer uma viagem (3,5%). Por outro lado, a maioria (53,1%) revelou que não pretende fazer nenhuma comemoração especial na data.

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