PREFEITO CONFIRMA CARNAVAL EM SALVADOR SE POPULAÇÃO ACIMA DE 12 ANOS ESTIVER VACINADA

Foto: Reprodução

Maior festa de rua do mundo, o Carnaval de Salvador pode voltar a acontecer em 2022, caso a população acima de 12 anos esteja 100% imunizada contra a Covid-19. Esta foi a condição imposta pelo prefeito Bruno Reis (DEM), que anunciou nesta segunda-feira, 2, que a Prefeitura já planeja realizar a folia com a fé que a “ciência” vai tornar possível o sonho dos soteropolitanos que amam a festa.

“Já estamos planejando o Carnaval porque nós acreditamos na ciência. Se a gente tiver 100% da população com 12 ou mais vacinada até o final do ano, vamos ter Carnaval em 2022 sim. O Carnaval é muito importante e injeta mais de 1,5 bilhão na economia da cidade, além de gerar milhares de empregos”, declarou o prefeito.

Bruno confia na entrega de novos lotes de vacina contra o novo coronavírus por parte do Ministério da Saúde, que podem ser suficientes para imunizar todos com mais de 18 anos na capital baiana até o fim deste mês. Na última sexta-feira, ele confirmou a estimativa da pasta de entregar 60 milhões de doses em agosto e calculou que Salvador tem direito a receber cerca de 600 mil doses do imunizante.

O número é o dobro dos 300 mil que, segundo Bruno, era o restante do público acima de 18 anos que falta vacinar, o que permite a ampliação para menores de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já abriu para o cadastro de adolescentes com 12 anos ou mais com comorbidades e/ou deficiências, para poder se vacinar assim que houver autorização do governo federal junto à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). Em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de pessoas acima de 12 anos com o imunizante da Pfizer.

Neste domingo, 1°, foram entregues as 13 milhões de doses do imunizante prometidas para agosto e existe a promessa de que o Brasil receba até o dia 22 outras 17 milhões.

Até a noite desta segunda-feira, 2, Salvador já tinha vacinado 1.425.107 pessoas com, pelo menos, a 1ª dose, enquanto 652.024 pessoas já são consideradas imunizadas por já terem recebido as duas doses ou uma vacina de dose única. Segundo informações do Vacinômetro disponibilizado pela SMS, no mês de julho a capital atingiu o pico no ritmo de vacinação desde o início do processo, em janeiro. A Prefeitura alcançou um marco importante nesta terça-feira, 3, o início da imunização dos cidadãos nascidos na década de 90.

A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo