QUARTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO EM NATAL; CONSÓRCIO NORDESTE SE REÚNE E POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA SESAP

Foto: Divulgação

O Consórcio Nordeste, formado pelos governadores da região, vai se reunir nesta quarta-feira(25), no Centro de Convenções, em Natal.

Na reunião será feito o lançamento oficial  do Programa Nordeste Acolhe, que estabelece diretrizes para as ações dos estados consorciados de proteção social às crianças e adolescentes em situação de orfandade, seja bilateral ou de famílias monoparentais, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

No evento, a governadora Fátima Bezerra também irá assinar e enviar à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o Projeto de Lei criando o Programa RN Acolhe. Os demais estados também devem adotar o programa.

Também na manhã desta quarta-feira(25), a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou a Operação Lectus, destinada a apurar fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro no RN.

Cerca de 50 policiais federais, além de auditores da Controladoria Geral da União estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal/RN, Mossoró /RN, João Pessoa/PB e Bayeux/PB, além de duas medidas cautelares de afastamento do cargo público, ordens expedidas pela 14ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.

A operação decorre de inquérito policial instaurado em setembro de 2020, com base em auditoria da CGU, que identificou direcionamento da contratação de empresa para fornecimento de leitos de UTI para o Hospital Cel. Pedro Germano, ausência de capacidade técnica e operacional da empresa contratada e indícios de desvios.

Com a investigação policial, que também contou com a participação da Receita Federal, restou demonstrada a existência de uma associação criminosa que direcionou duas contratações de leitos de UTI, no Hospital Cel. Pedro Germano e no Hospital João Machado, tendo por objetivo o desvio de recursos públicos federais destinados ao tratamento da Covid-19 que foram repassados ao estado do Rio Grande do Norte.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo