SAÚDE LANÇA MASCOTE DO SUS PARA DOENÇAS RARAS EM EVENTO COM QUEIROGA E MICHELLE BOLSONARO

Foto: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (31) um programa de capacitação para profissionais de saúde do SUS voltado ao reconhecimento de pacientes com doenças raras. O objetivo é que, ao ter seu caso identificado, essas pessoas possam ser encaminhadas para o serviço especializado.

A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em evento com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A dupla também apresentou a nova mascote do SUS, identificada como Rarinha. De acordo com o Ministério da Saúde, a personagem passará a integrar campanhas da pasta nas redes sociais sobre doenças raras.

O anúncio de um novo mascote chegou a ser associado nesta semana à extinção do Zé Gotinha, ícone da campanha de vacinação no país. A informação foi desmentida pelo próprio Queiroga. “Não só não aposentamos o Zé Gotinha, como reforçamos a campanha com toda a família do personagem”, escreveu o ministro nas redes sociais.

O novo curso de capacitação sobre doenças raras será composto por videoaulas e poderá ser acessado gratuitamente por meio da plataforma UniverSUS Brasil. O conteúdo foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica em parceria com Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade e Núcleo Tele Saúde do Rio Grande do Sul.

“Precisamos de uma política pública que possa atender com sustentabilidade as pessoas raras. Em um país grande como o Brasil, precisamos nos empenhar na pesquisa para cuidar destas pessoas”, afirmou Queiroga nesta terça, durante o lançamento.

Atualmente, segundo o ministério, o Brasil conta com ao menos 20 estabelecimentos de saúde habilitados como Serviços de Referência em Doenças Raras. Os pacientes também podem buscar por atendimento em Unidades Básicas de Saúde e em serviços de média e alta complexidade.

Folha de S.Paulo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo