SESAP EMITE NOTA SOBRE APURAÇÃO DA PF E DA CGU QUE INVESTIGA CONTRATAÇÕES DE LEITOS DE UTI PARA COVID NO RN

Foto: Divulgação

Após a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrar na manhã desta quarta-feira(25/08), a Operação Lectus,  que investiga contratações de leitos de UTI para Covid no RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota dizendo que acompanha a apuração em todas as informações requisitadas,  e que o processo corre em segredo de justiça, o que impede quaisquer outros posicionamentos da secretaria a respeito do caso.

A operação decorre de inquérito policial instaurado em setembro de 2020, com base em auditoria da CGU, que identificou direcionamento da contratação de empresa para fornecimento de leitos de UTI para o Hospital Cel. Pedro Germano, ausência de capacidade técnica e operacional da empresa contratada e indícios de desvios.

Com a investigação policial, que também contou com a participação da Receita Federal, restou demonstrada a existência de uma associação criminosa que direcionou duas contratações de leitos de UTI, no Hospital Cel. Pedro Germano e no Hospital João Machado, tendo por objetivo o desvio de recursos públicos federais destinados ao tratamento da Covid-19 que foram repassados ao estado do Rio Grande do Norte.

Veja nota da Sesap:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acompanha a apuração da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União cooperando com todas as informações requisitadas.

O processo corre em segredo de justiça, o que impede quaisquer outros posicionamentos da secretaria a respeito do caso. A Sesap aguarda os próximos passos e reforça que segue apoiando todo e qualquer procedimento de apuração promovido pelos órgãos públicos de controle, prezando sempre pelo bom trato do dinheiro público e pela saúde dos potiguares.

A Sesap continua o trabalho de enfrentamento à pandemia e reconhece o comprometimento e responsabilidade dos servidores, que têm atuado de forma ética na garantia da assistência à população do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo