TALIBÃ DIZ ÀS MULHERES QUE FIQUEM EM CASA, POIS SOLDADOS ‘NÃO SÃO TREINADOS’

Foto: Reprodução CNN

O medo está aumentando entre mulheres e meninas no Afeganistão depois que o Talibã orientou que ficassem em casa, admitindo que elas não estão seguras na presença dos soldados do grupo islâmico.

O porta-voz do Talibã, Zabiullah Mujahid, disse em entrevista coletiva na terça-feira (24) que, para sua própria segurança, as mulheres não deveriam trabalhar. A declaração mina esforços do grupo para convencer observadores internacionais de que Talibã seria mais tolerante com as mulheres do que no outro momento em que estiveram no poder.

A instrução veio no mesmo dia em que o Banco Mundial suspendeu o financiamento no Afeganistão — citando preocupações sobre a segurança das mulheres — e poucas horas depois de a ONU pedir uma “investigação transparente e imediata” em relatos de abusos de direitos humanos desde a tomada de poder do Talibã.

Mujahid disse que a orientação para ficar em casa seria temporária e permitiria ao grupo encontrar maneiras de garantir que as mulheres não sejam “tratadas de maneira desrespeitosa” ou “Deus me livre, que se machuquem”. Ele admitiu que a medida era necessária porque os soldados do Talibã “sempre mudam e não são treinados”.

“Estamos felizes por elas entrarem nos edifícios, mas queremos ter certeza de que não enfrentem nenhuma preocupação”, disse ele. “Portanto, pedimos-lhes que tirem uma folga do trabalho até que a situação volte ao normal e os procedimentos relacionados às mulheres estejam em vigor, então elas podem retornar aos seus empregos assim que for anunciado.”

Quando esteve no poder entre 1996 e 2001, o Talibã proibiu as mulheres de trabalharem, impediu-as de sair de casa desacompanhadas e obrigou-as a cobrir todo o corpo.

O grupo insiste em afirmar que sua nova era no comando será mais moderada, mas os líderes do Talibã se recusam a garantir que os direitos das mulheres não serão retirados. Muitas já enfrentaram violência no país.

Na declaração do Banco Mundial ao suspender o apoio financeiro ao Afeganistão, a porta-voz da instituição, Marcela Sanchez-Bender, expressou a preocupação com mulheres afegãs.

“Estamos profundamente preocupados com a situação no Afeganistão e o impacto nas perspectivas de desenvolvimento do país, especialmente para as mulheres”, disse.

Nessa terça, cinco mulheres da renomada equipe de robótica do Afeganistão chegaram ao México após receberem vistos humanitários.

Nos primeiros meses do ressurgimento do Talibã no Afeganistão, as mulheres ficaram cada vez mais isoladas da sociedade e muitas foram alvo de perseguições e ataques — incluindo o assassinato de três jornalistas em março.

No início de julho, os insurgentes entraram nos escritórios do Banco Azizi, no sul da cidade de Kandahar, e ordenaram que nove mulheres, que trabalhavam lá, saíssem. As bancárias foram informadas de que parentes do sexo masculino tomariam seu lugar.

Em meio à crescente preocupação da comunidade internacional, após uma reunião de emergência, as Nações Unidas pediram uma “investigação transparente e rápida” sobre os abusos dos direitos humanos “cometidos por todas as partes no conflito”.

CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo