GOVERNO DO ESTADO RECUSA TERRENO DOADO PARA CONSTRUÇÃO DE IERN EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU ALEGANDO “FALTA DE VISIBILIDADE POLÍTICA”; DENUNCIA VEREADORA

Foto: Daltro Emerenciano

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira(28), na Câmara Municipal de São José de Mipibu, a vereadora Verônica Senra(MDB) denunciou à população mipibuense a decisão adotada pela governadora Fátima Bezerra, do PT, de não aceitar um terreno doado pelo município, por meio de um projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, para construção de uma unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) em São José de Mipibu, dentro de um projeto que faz parte do Programa Nova Escola Potiguar, anunciado em julho deste ano e prevê a construção de 10 novas escolas, a reforma de pelo menos 60 e a recuperação de outras 100 em todo o estado até o final de 2022, contemplando principalmente os municípios de Natal, Touros, São José de Mipibu, Tangará, Santana do Matos, Jardim de Piranhas, Campo Grande, Umarizal, Alexandria, São Miguel, Mossoró e Areia Branca.

A negativa dada por parte do Governo do Estado, conforme denunciada na Câmara Municipal, pegou de surpresa a população de São José de Mipibu, que comemorou a possível chegada do IERN na sede do município, quando o benefício foi anunciado na imprensa estadual.

“Vocês sabem da alegria que tomou conta de todos nós quando recebemos o anúncio da governadora, que seríamos contemplados com um IERN”. Com essas palavras a representante do povo mipibuense iniciou pronunciamento censurando a conduta política adotada pela governadora Fátima Bezerra, que por meio de assessores técnicos recusou um terreno doado pelo município, localizado em área de expansão, próximo de cinco bairros, a saber: Pau Brasil, Rocinha, Bairro Novo, Tancredo Neves e o conjunto habitacional Residencial Mipibu.

De acordo com a parlamentar, a justificativa apresentada pela equipe do governo é que o terreno não possui visibilidade política, e que o ideal seria o município disponibilizar um terreno na margem da Br 101, mesmo constatando que o terreno cedido pelo ente municipal atende as exigências técnicas para execução do projeto.

A BR 101, no trecho que corta o município de São José de Mipibu é importante via de escoamento de produtos, como também principal via de acesso aos estados da Paraíba, Pernambuco e demais estados do Nordeste, possuindo intenso fluxo de veículos, fato que coloca em risco a vida dos educandos mipibuenses, principalmente aqueles que não possuem meios automotivos para ter acesso a unidade educacional, se essa chegar a ser construída nas imediações da BR 101.

“Ela solicitou ao nosso prefeito a doação de um terreno com área mínima de 8 mil metros quadrados. O gestor municipal imediatamente encaminhou para esta Casa, um projeto de lei com data de 3 de agosto, para aprovarmos a doação e, logo em seguida, após reunião das comissões, aprovamos o projeto em 5 de agosto e no mesmo dia, respeitando o caráter de urgência, o prefeito sancionou a doação do terreno com mais de 15 mil metros quadrados, quase o dobro da área solicitada”, discorreu Verônica Senra. Ela recusou o terreno, é estarrecedor saber da falta de compromisso que o Governo do Estado tem com o nosso município”, ressaltou a parlamentar.

“Vocês sabem perfeitamente que na campanha para o Senado a atual governadora prometeu em palanque, se eleita senadora, São José de Mipibu seria contemplado com um IFRN. Ela disse que no mandato dela, de senadora, nós receberíamos um IFRN e ela não cumpriu a promessa. Até entendo os motivos pelos quais ela não cumpriu a promessa, mas a partir do momento em que ela está dentro do Governo do Estado e diz que São José de Mipibu vai ser contemplado com um IERN, o município faz a doação de um terreno em área de expansão e ela dizer que não aceita porque o terreno não tem visibilidade política por não estar dentro de uma margem da BR 101, é de não acreditar. Ela está preocupada com a educação ou com o palanque de 2022? Ela precisa saber que tem uma promessa e um compromisso com o nosso povo”, finalizou a vereadora.

Foto: Divulgação

A vereadora Carla Simone, presidente da Câmara Municipal, entendendo a gravidade da situação defendeu que o prefeito Zé Figueiredo, juntamente com toda classe política que representa o povo de São José de Mipibu se articule no sentido de convencer o governo estadual a não prejudicar os jovens mipibuenses, tendo em vista que a localização do IERN deve ser menos importante do que o compromisso de todos com a educação de São José de Mipibu. “Nós precisamos muito dessa obra, vá aonde tiver que ir, prefeito, vá em todos os setores que precisar, traga o IERN porque ele é um direito nosso.” pediu a presidente.

O vereador Crisóstomo Barbosa, que vem acompanhando de perto o processo de implantação do IERN em São José de Mipibu, em aparte a colega Verônica Senra, disse que um produtor rural disponibilizou uma área ao Governo do Estado, mas que também foi recusada pela equipe do governo, com a mesma alegação de falta de visibilidade.

Sobre a exigência de visibilidade da obra, após a sessão um cidadão que não desejou ser identificado fez a seguinte indagação: “A governadora quer construir uma escola ou colocar um outdoor na cidade”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo