CCJ APROVA PROPOSTA QUE GARANTE PLANO DE SAÚDE A SERVIDORES DA EXTINTA SUCAM QUE TIVERAM CONTATO COM DDT

Foto: Reprodução/Agência Senado

Inseticida era usado para combater doenças causadas por mosquitos, como malária, leishmaniose e febre amarela

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 101/19, que obriga o governo federal a custear plano de saúde para servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), admitidos até 31 de dezembro de 1988, que tiveram contato com o inseticida dicloro-difenil-tricloroetano (DDT) e outros inseticidas do grupo organoclorado.

O DDT era utilizado para combater doenças causadas por mosquitos, como malária, leishmaniose e febre amarela. Os agentes, guardas de endemias, motoristas e condutores de lanchas da Sucam faziam visitas regulares a residências para pulverizar o interior das casas com a substância, sem material de proteção adequado.

O pesticida acabou banido do País depois da constatação do seu alto nível de toxicidade. A substância deixou de ser usada no combate a endemias em 1998. A fabricação, a importação, a exportação, a manutenção em estoque, a comercialização e o uso de DDT foram proibidos no Brasil pela Lei 11.936/09.

Agora, a proposta deve ser analisada por uma comissão especial. Se aprovada, segue para a análise do Plenário, que precisa aprová-la em dois turnos de votação.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

17 responses to “CCJ APROVA PROPOSTA QUE GARANTE PLANO DE SAÚDE A SERVIDORES DA EXTINTA SUCAM QUE TIVERAM CONTATO COM DDT

  1. Pena que só vai beneficiar os sequelados pelo DDT
    Era para atingir todos os servidores no geral quem teve contato ou não, até porque para provar hoje quem teve contato ou não será uma tarefa muito difícil.

  2. E os Laboratorista que também tinham contado com esse insecticida também vão fazer jus a esse Plano de Saúde, gostaria de uma posição dessa comissão a respeito desse assunto

    1. Vamos juntos lutar por esse sonho q logo breve vai se concretizar, seguimos em frente.

  3. Boa tarde , eu Leontino pereira do Amaral , tive contato com esse inseticidas de 1992 a 1995 , no município de riachinho mg , e sei o quanto era difícil, e acho que todos tem direito , não só os do DDT, pois os outros inseticidas são tão perigoso quanto o DDT, estão todos sequelados por causa desses perticidas, vamos torcer pra que voltem atrás e coloca também os outros.

  4. Será bem vindo a todos nossos colegas que fazem parte deste quadro de funcionários de grande importância no controle das endemias e zoonoses do país.
    Sabemos que fomos esquecidos, desprezados pelos governantes quando assim, aconteceu na extinção de nossa instituicao.

  5. Eu, Edesio Joaquim dos Santos aposentado lotado na Bahia matrícula 0487128 trabalhei 44 anos com DDT 1, BHC 7 o restante com orgânico fosforatico, abate, malathion, sumithion finitrothion deu CA de estômago, não tenho vesícula e fui retirado uma parte do esôfago. Minhas sequelas perdi o estômago 100%, hoje sou diabético tomo medicação pra tireóide, nervo e pra dormi. Espero ter esse direito. Obrigado aos lutadores🙌🙌🙌

  6. E as esposa que também estão passando pelo mesmo problemas, era quem lavavam e passavam aquelas fardas, contaminadas por pesticidas, tem q ter os mesmos direitos.

  7. Trabalhei com DDT, FENITROTON, MALATHIN 95%, CIPERMETRINA ETC, HOJE SOU PORTADOR do vitiligo, 80% do meu corpo está tomado desse mau. Única coisa nos resta é a aprovação desse plano.

  8. Carlos Batalha , trabalhei desde 82 a92 com o DDT e malathion,tenho pressão alta e diabete e minha esposa que lavava a minha farda, tem poblema eu acho que as esposas tem direito nesse plano

    1. Eu cicero ferreira da Silva . trabalhei 28 anos com o DD T . E hoje me sinto a cansado cem força dor nos ossos . Isso e muito importante esse plano .e um pouco pra acalentar .emenizar as dor angústia .será um alívio pra nós que ainda está vivo .eu peço que Deus nosso senhor .de o entendi mento sabedoria pra ser aprovado esse plano de

  9. Os laboratoristas também deverão ter seus direitos garantidos pois, para provar é só conhecer as atividades de laboratório e isso o nosso sindicato deveria intervir quanto a garantia da veracidade laboral.

  10. Eu Pedro alves Neto trabalhei cm DDT de 1987 ate 1998 e fiquei com sequelas no estomago , tremor , queda de cabelos , gastrite cronica etc.

  11. Isso e muito bom mais comesse governo que está aí não concegue. Nada vamos lutar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo