CPI: RENAN QUER PENSÃO DE UM SALÁRIO MÍNIMO PARA ÓRFÃOS DA PANDEMIA

Foto: Sérgio Lima

O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta 4ª feira (6.out.2021) que vai propor uma pensão de um salário mínimo para menores de 21 anos que ficaram órfãos por conta da pandemia. Ele também quer que a doença seja considerada motivo para aposentadoria por invalidez.

“Criar uma pensão especial de um salário mínimo para os órfãos cuja renda familiar não permita sobrevivência até completarem 21 anos e incluir a covid na relação das doenças que possam ensejar a partir de uma perícia –portanto, absolutamente responsável– a aposentadoria por invalidez.”

Outros senadores do colegiado, como o presidente, Omar Aziz (PSD-AM), pediram mais recursos para vacinação em 2022 e para ampliar as plantas do Instituto Butantan e da FioCruz para melhorar a capacidade de produção de vacinas no país.

O líder do Governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse que o Ministério da Economia não teria problemas em encontrar fontes de recursos para algumas dessas demandas, mas que outras, como despesas previdenciárias, precisariam ser analisadas com cautela.

“Tem um elenco de despesas que esta CPI, pelo peso da sua legitimidade, da sua autoridade, pode sim negociar com o Governo Federal, para que se dê uma resposta concreta a essas questões que estão, assim, aqui sendo relatadas. É evidente que para outras despesas, que impliquem ampliação da despesa previdenciária, é preciso um pouco mais de atenção”, declarou Bezerra.

Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo