EX-PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS LANÇA EMPRESA DE MÍDIA EM PARCERIA COM INVESTIDORA DE DEPUTADO BRASILEIRO

Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) ao lado do presidente Donald Trump durante assinatura do acordo nos EUA Foto: Reprodução / Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou na noite de quarta-feira(20) um acordo para lançar uma companhia midiática e sua própria rede social, a Truth Social (Verdade Social, em português). O projeto visa enfrentar as Big Techs como o Twitter e o Facebook que baniram a conta do ex-mandatário dos EUA.

Com planos de retornar à vida política, o republicano tenta se reinserir na esfera virtual, da qual está praticamente ausente desde que foi suspenso do Twitter e do Facebook após incitar a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro.

A Truth Social será o primeiro produto do Trump Media & Technology Group (Grupo Trump de Mídia e Tecnologia, em português), como a empresa midiática do ex-presidente se chamará. Ela se fundirá à Digital World Acquisition, companhia que tem como diretor financeiro o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP).

As ações da Digital fecharam a quinta-feira cotadas a US$ 45,50 na bolsa Nasdaq, após aumentarem 357% — chegando a ultrapassar 400% durante a tarde. Segundo os dados do site Trading View, foram os títulos mais negociados do dia no mercado americano.

O objetivo, segundo a nota de Trump, é “criar um rival para o consórcio da imprensa de esquerda e lutar contra as companhias Big Tech do Vale do Silício, que usam seu poder unilateral para silenciar vozes opositoras nos Estados Unidos”. Com um valor estimado de US$ 875 milhões, a fusão das empresas ainda precisa ser aprovada por acionistas e pelas autoridades regulatórias.

Desde que deixou a Casa Branca, em janeiro deste ano, após uma fracassada cruzada para tentar reverter o voto popular que submeteu as instituições americanas a um teste de estresse, Trump mantém uma presença ativa na mídia conservadora. No entanto, afastado das redes sociais que o catapultaram à Presidência em 2016, servindo como seu megafone e permitindo-lhe dominar o ciclo de notícias, ele vem tendo dificuldades para conseguir uma audiência mais ampla. No início do mês, o ex-presidente, que já indicou em mais de uma ocasião ter planos de voltar à Casa Branca em 2024, abriu um processo para que o Twitter reative seu perfil.

O plano é que a Truth Social esteja no ar no primeiro trimestre do ano que vem, com tempo de sobra para as eleições legislativas de novembro, nas quais o Partido Republicano, onde o ex-presidente continua a exercer grande influência, planeja retomar o controle da Câmara e do Senado. Um lançamento beta da plataforma, exclusivo para convidados, está previsto para novembro.

O Globo

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