RIO GRANDE DO NORTE TERÁ PROJETO PIONEIRO PARA ‘ESTOCAR VENTO’

Foto: Divulgação

A empresa Energy Vault (EV) Brasil Consultoria Ltda desenvolverá, no Rio Grande do Norte, um projeto pioneiro no Brasil de armazenamento verde gravitacional de energia em larga escala e de longa duração, uma forma de estocar vento – o primeiro do tipo no País e na América Latina. O acordo entre a empresa e o Governo do Estado foi firmado, no último mês de setembro, e aconteceu decorrente de uma aproximação entre o poder público estadual e a embaixada do Brasil na Dinamarca.

Esse tipo de energia sustentável consiste em tecnologia de armazenamento de energia eólica e envolve a instalação de blocos de concreto no parque eólico. Essas estruturas ficam empilhadas em torres de até 120 metros de altura para armazenar um outro tipo de energia, que um objeto adquire ao ser elevado. Funciona como se fosse um ioiô.

Quando for preciso usar a energia guardada, em dias sem muitos ventos, os blocos serão baixados por um cabo de aço acoplado a um gerador. Esse movimento transforma energia eólica guardada em atividade elétrica.

A geração de energia eólica, assim como a geração fotovoltaica solar, tem o problema inerente da intermitência, ou seja, sempre vai haver períodos do dia sem vento ou sem luz solar. Por conta disso, a importância desse estoque energético é grande, principalmente em estados líderes de produção dessa matriz, como é o caso do RN.

O projeto terá o investimento de aproximadamente R$ 12,5 milhões, segundo divulgou o governo. O negócio fechado prevê também o suporte do Estado na interlocução com fornecedores e compradores de energia, além dos órgãos responsáveis pelo sistema nacional de energia.

Ainda não há uma data certa para o lançamento desse projeto no Estado. O objetivo, segundo as autoridades que participaram do acordo, é ter as primeiras unidades funcionando antes do fim de 2022, em locais que estão sendo avaliados junto com o Governo do RN.

Informações: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo