CIRURGIAS ELETIVAS RETOMAM NO ESTADO APÓS PARALISAÇÃO; PACIENTES SERÃO TRANSFERIDOS

Foto: Adriano Abreu

A paralisação de cirurgias eletivas, que afetaria cerca de 2,5 mil atendimentos em Natal por um mês, não vai continuar. Os Hospitais Memorial São Francisco e Paulo Gurgel, ambos em Natal, vão receber pacientes que estão nos corredores do Walfredo Gurgel, a partir deste sábado (13), após acordo entre a Cooperativa de Anestesiologistas do RN (Coopanest), a Cooperativa dos Médicos do RN e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) na última quinta-feira (11).

A confirmação do fato veio do secretário de Saúde Pública do RN, Cipriano Maia, em entrevista exclusiva para a TRIBUNA DO NORTE. O intuito da transferência é desafogar os corredores do principal complexo hospitalar do Estado, que não está dando conta da oferta enfermos.

As cirurgias eletivas que retornaram para os Hospitais Memorial São Francisco e Paulo Gurgel será as de segundo tempo, ou seja, os procedimentos feitos após o primeiro atendimento na urgência, o caso mais comum ocorre em correções na fratura do colo do fêmur em idosos. Além disso, outro serviço que vai retomar parcialmente serão as atividades de ortopedia.

O secretário de Saúde Pública do RN explicou como aconteceu a resolução desse problema por parte do estado. “No acordo, nós negociamos para que eles retornassem pelo menos nas situações de pacientes mais críticos, como idosos e crianças. A nossa expectativa é que o município de Natal consiga resolver a negociações e retornarmos plenamente a oferta de serviços do SUS para pacientes de todas as especialidades”, contou o secretário.

Para a retomada plena de todos esses serviços nos hospitais, era necessário finalizar o acordo entre o poder público municipal e a Coopanest, que tem alegado ter atrasos no repasse e a falta de uma negociação.

Repasses da prefeitura

A Coopanest se reuniu na manhã deste sábado (13) com o prefeito Álvaro Dias, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e equipe econômica. Durante a reunião ficou acordado que a Prefeitura iria colocar em dia os cinco meses de repasses atrasados durante os meses de novembro, dezembro e janeiro.

Nota

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), informa que está retomando as cirurgias ortopédicas de urgência, com prioridade para os idosos, em parceria com os prestadores privados e a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopanest). Assim, o núcleo de regulação da Ortopedia da Sesap iniciou neste sábado (13) um levantamento da situação dos pacientes mais prioritários e que serão encaminhados para os prestadores o mais rápido possível.

A ação, que visa desafogar a rede pública de saúde, em especial o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, é resultado da negociação conduzida pela Sesap junto à Coopanest e hospitais privados da capital contratualizados pelo município de Natal dentro do Termo de Cooperação Técnico Financeira (TCTF), que é de responsabilidade dos dois entes, estadual e municipal.

Os prestadores de serviço aceitaram a retomada emergencial a partir do pagamento feito pelo Governo do Estado e o acerto para quitação do passivo, mesmo sem sinalização da Prefeitura de Natal, que é a responsável pelo contrato junto aos médicos e hospitais privados, com relação aos seus débitos. O retorno do atendimento proporciona que sejam feitas cirurgias, com foco na parte de ortopedia.

Nessa quinta-feira (11), o estado conseguiu, após rodada de conversa com os prestadores e cooperativas, fazer o pagamento devido da sua cota-parte. O estado e os prestadores esperam que o município de Natal quite sua parte o mais rápido possível, para que os serviços retornem à normalidade.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo