COMO AS ALIANÇAS DE MORO PODEM ISOLAR A CANDIDATURA DE CIRO GOMES PARA 2022

Filiado ao Podemos, Sergio Moro tenta ampliar seu grupo político para ser o nome da terceira via.| Foto: Saulo Rolim/Podemos

Há pelo menos um ano figurando como terceiro colocado nas pesquisas sobre a disputa eleitoral de 2022, o pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, vai buscar agora inviabilizar a pré-candidatura do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, recém-filiado ao Podemos. Reservadamente, pedetistas já admitem que Ciro Gomes terá que mudar a sua estratégia, caso queira viabilizar seu nome para chegar ao segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou contra Jair Bolsonaro (sem partido).

Divulgado no mesmo dia da filiação de Moro ao Podemos, o levantamento da Genial/Quaest mostrou o ex-juiz da operação Lava Jato na terceira colocação com 8% das intenções de voto. O ex-presidente Lula lidera com 48%, enquanto o presidente Bolsonaro apareceu com 21% das intenções de voto. Nesse cenário, Ciro Gomes apareceu em quarto lugar com 6%.

Entusiastas da candidatura de Moro, no entanto, apostam que o ex-ministro deverá chegar “aos dois dígitos” nas próximas pesquisas. “Sem dúvida, ele [Moro] tem condições. O eleitor é que vai romper [a polarização entre Bolsonaro e Lula]. O eleitor é quem vai ter a oportunidade de escolher”, diz o general Santos Cruz, um dos articuladores da candidatura de Moro.

Até então apostando em críticas tanto a Lula quanto a Bolsonaro para se viabilizar, Ciro Gomes agora sinaliza que deverá ampliar as críticas também contra Sergio Moro. Segundo aliados do pedetista, a estratégia era atrair o eleitor que votou em Bolsonaro, por causa do antipetismo. No entanto, Moro pode ter mais chances de atrair essa fatia do eleitorado, na avaliação de integrantes do PDT.

“Um juiz que, traindo seu compromisso da magistratura, de julgar, tira um político da disputa e, antes da eleição, aceita se aliar a outro político que foi beneficiado pela exclusão daquele outro político que ele condenou. Isso é uma lesão moral que explica que essa é uma pessoa profunda e definitivamente desonesta”, disse Ciro Gomes na gravação do reality “O Político”.

Além disso, o pedetista afirmou que Sergio Moro é “despreparado” para o cargo de presidente. “Considero ele [Moro] uma pessoa completamente despreparada, que não tem a decência pessoal e não conhece nem remotamente a tragédia brasileira.”

Apesar de abrir diálogo inicialmente com outros partidos da chamada terceira via, Ciro Gomes acabou se afastando do grupo após apresentar resistências em abrir mão de sua própria candidatura. Recentemente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o pedetista não representa os defensores de uma candidatura alternativa a polarização entre Bolsonaro e Lula.

Fonte: Gazeta do Povo

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo