JOVEM ALGEMADO QUE APARECE SENDO PUXADO POR MOTO DE PM TEM 18 ANOS E FOI PRESO POR SUSPEITA DE TRÁFICO; ‘ANDANDO IGUAL ESCRAVO’, DIZ GRAVAÇÃO

Foto: Reprodução

Um vídeo que viralizou nas redes sociais de um jovem correndo algemado a moto da Polícia Militar causou indignação nas redes sociais.  A Polícia Militar informou que abriu um inquérito policial militar para apurar o caso e que “repudia tal ato”. O rapaz algemado que aparece no vídeo,  identificado como Jhonny Ítalo da Silva, tem 18 anos e foi preso por suspeita de tráfico de drogas e de dirigir sem habilitação.

No vídeo, é possível ver um homem negro, de calça preta e camiseta de manga comprida, algemado na traseira da moto de um policial militar. O homem corre para conseguir acompanhar a moto do PM, que avança por meio da faixa de ciclistas de uma avenida. O caso ocorreu na tarde de terça-feira (30), na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Zona Leste de São Paulo.

Em um determinado momento do vídeo, um homem fala: “Olha aí, ele algemou e está andando igual um escravo”.

Segundo o Boletim de Ocorrência (BO) do caso, registrado no 56º Distrito Policial (DP), Vila Alpina, o jovem é desempregado e pilotava uma motocicleta quando furou um bloqueio policial. O nome do PM que o puxou não foi divulgado no registro policial.

Ainda segundo o registro da prisão em flagrante do suspeito que foi feito na delegacia, ele passou a ser perseguido pela equipe da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) da PM. Depois, o rapaz bateu a motocicleta que pilotava numa ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fazia um atendimento de socorro na região.

Depois disso, ainda de acordo com o BO, ele largou a moto que usava e começou a correr até ser alcançado por um policial que estava numa moto da Rocam e foi algemado. As imagens que circulam na web o mostram preso à moto e levado em seguida.

De acordo com o relato do PM que o deteve, o jovem se passava por entregador de comida por aplicativo. Segundo o registro policial, dentro da mochila que ele usava foram encontrados 11 tabletes de maconha.

De acordo com o BO, o suspeito confessou que ganharia R$ 150 para levar as drogas até a região de São Mateus, também na Zona Leste. Ele foi atuado em flagrante por tráfico de drogas no 56º DP. Depois foi transferido para a carceragem provisória do 31º DP, Vila Carrão.

O policial militar que aparece nas imagens foi afastado preventivamente do trabalho operacional nas ruas pela Polícia Militar (PM), que abriu um inquérito na Corregedoria da corporação para apurar a conduta do agente. Ele pode ser advertido, suspenso e até expulso.

O que diz a PM

“A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional. A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta.” Com informações do g1/SP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo